Quem anda de motocicleta sabe que ela é o veículo ideal para tornar os trajetos do dia a dia mais rápidos e descomplicados. No entanto, será que andar no corredor de moto é permitido?
Isto é, trata-se do ato de andar entre as fileiras de automóveis lentos ou totalmente parados – e isso é um constante alvo de críticas e questionamentos.
Saiba mais sobre a questão e veja se andar no corredor de moto é permitido!
Andar no corredor de moto é permitido? Veja as regras do CTB
De acordo com a legislação de trânsito, não há impedimento legal, ou seja, andar no corredor de moto é permitido.
Em outras palavras, não existe lei que proíba explicitamente tal prática – embora, ocorram tentativas ocasionais para proibir ou regulamentar este hábito tão arraigado entre os usuários de moto.
Tanto na versão do Código de Trânsito Brasileiro (CBT) de 1997 quanto da que entrou em vigor em abril de 2021, os artigos que regulamentavam e/ou restringiam a circulação de motos no corredor foram vetados pelos presidentes da República em exercício nesses respectivos anos. Dessa forma, o direito de circular entre os carros foi preservado.
Apesar do que ponto menciona que andar no corredor de moto é permitido, parte expressiva dos motociclistas não usam o corredor de maneira adequada. Isso faz com que eles coloquem em risco tanto si mesmos como outros usuários das vias públicas – motoristas, pedestres e usuários de bicicletas.
Com informações disponibilizadas pela Honda Motos, trazemos a seguir uma lista de dicas sobre como seguir pelo corredor de motos sem colocar a vida de terceiros em risco.
Andar no corredor de moto é permitido, mas existem formas corretas para fazer isso
1 – Velocidade reduzida – No corredor formado por carros parados ou quase, a velocidade deve ser baixa, no máximo 20 ou 30 km/h. Caso o fluxo do trânsito seja normal, o motociclista deve rodar no corredor a uma velocidade levemente superior à do trânsito, cerca de 10 ou 15 km/h a mais, e nunca além do limite estabelecido para a via.
De fato, o bom senso deve ser a regra. Além do fato de passar “rasgando” entre os carros ser perigoso, também é assustador para as outras pessoas do trânsito.
2 – Buzina ocasional – Alguns motociclistas costumam buzinar sem parar quando circulam no corredor, justificando sob o pretexto de alertar os motoristas para que não mudem de faixa. É importante lembrar que a poluição sonora é algo tão nocivo à saúde humana quanto a própria poluição atmosférica. Desta forma, é válido acionar a buzina no corredor apenas quando for estritamente necessário, e nunca de uma forma irritantemente contínua.
Outras dicas úteis
3 Luzes sempre ligadas – Andar com o farol baixo ligado durante dia é um procedimento dos mais simples e adequados para garantir a segurança de todos no trânsito. No caso do corredor de motos, tal atitude é ainda mais importante. Mas, atenção!
Use o farol baixo, não caia na conversa dos que defendem o uso do facho alto “para ficar mais visível” – lembre-se de que, de acordo com o CTB, essa prática é passível de multa. Outra atitude importante é cuidar da parte elétrica como um todo. É preciso checar sempre o pisca-pisca, as luzes de posição e de freio.
4 – Traje adequado – O motociclista deve sempre se vestir com o melhor aparato de segurança possível, independente do local de condução. O uso de capacete homologado é essencial.
Dê preferência a jaqueta e calça com proteções e calçado de cano alto. A jaqueta deve ser, sempre que possível, de cores claras ou ter detalhes reflexivos.
5 – Concentração máxima – Circular pelo corredor significa passar em uma fresta com veículos que se movem longitudinalmente e transversalmente. Nessa condição, a concentração deve ser máxima o tempo todo.
Qualquer imprevisto – um carro que muda de faixa ou mesmo uma freada repentina da moto que eventualmente esteja à sua frente – exigirá toda a sua habilidade. Quanto mais você estiver focado na pilotagem menor será o risco de um acidente.
Calma, ainda tem mais!
6 – Atitude defensiva – A melhor atitude para rodar no corredor é a defensiva. Habitue-se a antever os movimentos do trânsito. De um modo geral, os motoristas trocam de faixa constantemente, e nem sempre sinalizam a manobra. Não adianta se irritar e nem ter uma reação professoral, querendo ensinar ao mundo o que é certo e o que é errado.
Por fim, ninguém está livre do erro. Assim sendo, o melhor é ser tolerante, lembrar que motociclistas são frágeis, e que no confronto com veículos maiores quem mais terá a perder é você.
Dessa forma, andar no corredor de moto é permitido, mas não deixe de seguir tais orientações!