Usados: preço de seminovos sobem mais do que o de 0 km em novembro

O mercado de compra e venda de automóveis continua em seu movimento de ascensão de preços. De carros 0 km aos chamados “usadões” (com até 10 anos de idade), todos os veículos tiveram aumento de preço médio em novembro, conforme aponta o mais recente Monitor de Variação de Preços da KBB, a especializada em pesquisa de preços de veículos novos e usados do País.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link

Segundo o monitoramento da KBB, os modelos seminovos, com até 3 anos de uso, tiveram um acréscimo médio de 0,98% em novembro. Deste grupo, aqueles cujo ano modelo é 2020 alcançaram um aumento de quase 2% no período (1,57%), conforme mostra a tabela abaixo.

Aumentos de preços no mercado podem ocorrer por diversos fatores, porém, os números parecem corroborar o momento aquecido deste segmento, conforme os dados da Fenauto, a associação dos revendedores, vem destacando ao longo do ano. O mês de novembro, por exemplo, também superou os números do mesmo mês de 2019, com alta de 15,9%, segundo a entidade, fenômeno que já tinha ocorrido em outubro.

Ao colocar uma lupa sobre os preços dos demais veículos usados, que vão de 2016 a 2010, vemos que, em média, este segmento também manteve a curva de aumento de preços, com 0,70% de alta. Neste caso, os veículos com ano modelo 2013 e 2014 despontam dos demais ao demonstrar valorização superior à observada em outubro (com 1,09% e 1,10% de aumento médio, respectivamente).

Em relação aos carros novos, o aumento de preços vem demonstrando arrefecimento, embora qualquer variação positiva já seja digna de nota por se distanciar da média de variação negativa, de -0,27% que tivemos no ano passado. De qualquer maneira, os veículos 0 km subiram 0,41% em média em novembro. De todos os anos modelo 0 km identificados pelo estudo, apenas os 2020 tiveram um acréscimo ligeiramente superior ao visto em outubro, com 0,46% de alta.

LEIA MAIS: Opinião: Hamilton vence, mas é Grosjean o grande vitorioso do GP do Bahrein
Chevrolet Camaro completa 10 anos no Brasil; relembre a trajetória

 

Escrito por

Erica Franco

wpDiscuz
Sair da versão mobile