Usados em alta: vale a pena comprar carro 0 em 2025?

Entenda como está o mercado de veículos usados no Brasil, quais são os modelos líderes de vendas e se ainda vale a pena comprar um automóvel 0 km

O segmento de veículos usados começou 2025 em alta. Logo abaixo, o Garagem360 traz um panorama completo do mercado e quais são os modelos queridinhos dos brasileiros. Acompanhe!

Saiba como está o mercado de usados no Brasil 

O segmento de carros usados vendeu 1.225.962 unidades, segundo a FENAUTO. Isso representa um crescimento de 2,1% em comparação com janeiro de 2024. Apesar desse aumento, houve um recuo de 16,9% em comparação com dezembro do ano passado. 

Segundo a Federação, esse recuo não é uma novidade. Isso porque, o início do ano é sempre um momento turbulento para os consumidores, uma vez que eles precisam lidar com diversas preocupações financeiras, como pagamentos de IPVA, IPTU, férias e matrículas escolares, entre outros.

“Verificamos que a velocidade no aumento das vendas, em comparação com a constatada em 2024, e que trouxe um resultado excepcional para o setor, diminuiu neste começo de ano, o que é natural, já que o consumidor tem outros compromissos financeiros para atender como pagamento de IPVA, IPTU, matrículas dos filhos e tantos outros, fazendo com que ele se priorize esses pagamentos antes de qualquer outra compra. Mas, acreditamos que se as condições da economia se manterem estáveis, as vendas devem se elevar paulatinamente nos próximos meses”, destacou o presidente da FENAUTO, Enilson Sales.

Leia também:

Quais foram os carros usados mais vendidos em janeiro de 2025?

Foto: Divulgação/VW
Foto: Divulgação/VW

De acordo com a FENAUTO, o segmento de “autos” teve o Gol como líder, após el emplacar 56.531 unidades. Em seguida, aparece no ranking GM ONIX e FIAT – PALIO com 31.259 e 30.237 carros vendidos, respectivamente. 

Comerciais leves 

Strada 2020 cabine dupla já com 4 portas. Foto: divulgação
Strada 2020 cabine dupla já com 4 portas. Foto: divulgação

 

Já no segmento de comerciais leves, a Fiat Strada repete o sucesso dos veículos 0 km. Na sua categoria, ela é líder isolada com 26.699 unidades vendidas. A medalha de prata ficou com o Saveiro, que vendeu 16.092 veículos. A Hilux, por sua vez, ficou na terceira posição, após vender 13.296 unidades. 

Vale a pena comprar carro 0 km em 2025?

A escolha depende das necessidades de cada pessoa, uma vez que é preciso analisar os juros, os preços e o tipo de veículo que você pretende adquirir. 

Por exemplo, o Renault KWID é um dos carros mais baratos do país. Em fevereiro de 2025, ele está avaliado em R$ 77.240. Além disso, o SUV é um modelo bastante econômico. Segundo o Inmetro, ele traz as seguintes médias de consumo:

  • Consumo com etanol: 10,8 km/l (cidade) e 11 km/l (estrada)

  • Consumo com gasolina: 15,3 km/l (cidade) e 15,7 km/l (estrada)

Em contrapartida, ele não é um carro que vem equipado com recursos modernos, o que pode ser complicado para os motoristas mais exigentes. 

Mercado de carros usados tem modelos com ótimo custo-benefício 

Outro benefício do segmento de carros usados é que o setor tem ótimos modelos de até R$ 100 mil reais. Entre eles, vale citar: VolksWagen T-Cross, Jeep Compass e Tiggo 7.

Por isso, o segredo é comparar os prós e contras de cada modelo para escolher aquele que combina melhor com as suas necessidades, e não tomar uma decisão por impulso, seja em relação a aquisição de um carro novo ou usado. 

E para você, ainda vale a pena comprar um veículo 0km? Comente e compartilhe a sua opinião com outros leitores do Garagem360

Leia também: ICL emite alerta para motoristas: cuidado com a mistura irregular de biodiesel nos combustíveis

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Matheus Azevedo
Escrito por

Matheus Azevedo

ASSISTA AGORA