URGENTE: Petrobras muda política de preços; veja o que muda para você

A Petrobras anunciou nesta terça-feira (16) mudança na política de preços de diesel e gasolina. Veja o que muda.

URGENTE: Petrobras muda política de preços; veja o que muda para você
Nova política da empresa busca promover combustíveis mais acessíveis (Foto: Freepik)

Mudanças anunciadas pela Petrobras

Através de reunião da diretoria executiva da Petrobras nesta segunda-feira (15), foi decidido pelo encerramento de obrigatoriedade a paridade de preço de importação de combustíveis.

Com isso, a Petrobras mantém o alinhamento aos preços por polo de venda, por mercado e região.

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A ”precificação competitiva” como define a empresa, serve para manter um patamar de preço dos combustíveis que possibilitem a realização de investimentos previstos no planejamento estratégico da Petrobras.

A ação de não equiparar o preço do diesel e da gasolina com os valores de importação atendem a política da empresa de garantir maior previsibilidade aos consumidores por meio da contenção da volatilidade.

Em outras palavras, busca-se assegurar um padrão de preços para o cliente final que depende do combustível no dia a dia.

Próximos reajustes

Segundo a Petrobras os próximos reajustes nos preços dos combustíveis não tem uma data específica para acontecer.

Isso se explica justamente pela política de não enquadramento das cotações internacionais, para assim não repassar a volatilidade dos valores e taxas importadas para os preços internos.

Esta estratégia está alinhada com a Diretriz de Formação de Preços no Mercado Interno aprovada pelo Conselho de Administração em julho de 2022.

O plano segue premissas como, preços competitivos por polo de venda, otimização dos ativos de refino e rentabilidade de maneira sustentável.

Ainda segundo a empresa, as estratégias comerciais continuarão a serem traçadas internamente pelo Grupo de Executivo de Mercado e Preço, composto entre outros, pelo presidente da companhia, Jean Paul Prates.

Os ajustes nos preços dos combustíveis continuarão a ser divulgados no canal oficial da Petrobras.

Mudanças anunciadas Através de reunião da diretoria executiva da Petrobras nesta segunda-feira (15), foi decidido pelo encerramento de obrigatoriedade a paridade de preço de importação de combustíveis. Com isso, a Petrobras mantém o alinhamento aos preços por polo de venda, por mercado e região. A ''precificação competitiva'' como define a empresa, serve para manter um patamar de preço dos combustíveis que possibilitem a realização de investimentos previstos no planejamento estratégico da Petrobras. A ação de não equiparar o preço do diesel e da gasolina com os valores de importação atendem a política da empresa de garantir maior previsibilidade aos consumidores por meio da contenção da volatilidade. Em outras palavras, busca-se assegurar um padrão de preços para o cliente final que depende do combustível no dia a dia. Próximos reajustes Segundo a Petrobras os próximos reajustes nos preços dos combustíveis não tem uma data específica para acontecer. Isso se explica justamente pela política de não enquadramento das cotações internacionais, para assim não repassar a volatilidade dos valores e taxas importadas para os preços internos. Esta estratégia está alinhada com a Diretriz de Formação de Preços no Mercado Interno aprovada pelo Conselho de Administração em julho de 2022. Ainda segundo a empresa, as estratégias comerciais continuarão a serem traçadas internamente pelo Grupo de Executivo de Mercado e Preço, composto entre outros, pelo presidente da companhia, Jean Paul Prates. Os ajustes nos preços dos combustíveis continuarão a ser divulgados no canal oficial da Petrobras.
Jean Paul Prates, presidente da Petrobras, continua sendo é o principal responsável pelas estratégias comerciais da empresa (Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)

Referências para os preços

Para definir o preço de seus combustíveis, a Petrobras leva em conta referências como o custo alternativo do cliente e o valor marginal gasto pela empresa.

Em outras palavras, o custo alternativo do cliente reúne as principais alternativas de suprimento, sejam fornecedores dos mesmos produtos ou substitutos.

Enquanto isso, o valor marginal para a Petrobras é baseado no custo de oportunidade dadas as diversas alternativas para a companhia como, produção, importação e exportação.

Gervásio HenriqueJornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.
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