URGENTE: Nissan e Honda anunciam parceria a partir de 2025
Veja todos os detalhes da nossa parceria da Nissan e Honda para 2025 e saiba o que esperar dessa grande união; fique por dentro!
Uma nova parceria da Nissan e Honda chega para iniciar discussões e considerações a uma possível integração entre as duas empressas através do estabelecimento de uma holding conjunta.
De forma mais clara, o objetivo é justamente acelerar os esforços para alcançar uma sociedade neutra em carbono, além, é claro, da zero fatalidade no trânsito.
Acompanhe o Garagem360 e veja todos os detalhes!
MOU é assinado em nova parceria da Nissan e Honda
De acordo com as informações divulgadas, a nova parceria da Nissan e Honda acaba de ser proposta devido à assinatura de um MOU (memorado de entendimento).
Isto é, ambas as empresas estão comprometidas em explorar potenciais colaborações que possam não só acelerar a inovação tecnológica, mas também impulsionar mudanças significativas no setor automotivo.
Dessa forma, a parceria, com foco em tecnologias que promovem a eletrificação dos veículos e a inteligência artificial aplicada à segurança veicular, visa criar uma plataforma robusta para o desenvolvimento de veículos mais seguros e ambientalmente responsáveis.
Assim, o MOU estabelece as bases para uma cooperação mais estreita em áreas vitais como P&D (Pesquisa e Desenvolvimento), fabricação e marketing, com o objetivo de combinar recursos e competências de ambas as empresas.
Neste sentido, as discussões incluirão desde a padronização das plataformas de veículos até o compartilhamento de tecnologias proprietárias e know-how.
Além de promover uma maior sustentabilidade ambiental, a aliança estratégica entre a Nissan e a Honda também busca fortalecer a presença global de ambas as marcas, adaptando-se mais rapidamente às mudanças no mercado e às exigências dos consumidores.
Fora isso, a colaboração prevê ainda a otimização dos processos de produção e a integração das cadeias de fornecimento, visando reduzir custos e melhorar a eficiência operacional.
Quais os principais detalhes da nova parceria da Nissan e Honda?
Os principais detalhes da nova parceria entre a Nissan e a Honda, conforme mencionado no comunicado sobre a assinatura do memorando de entendimento (MOU), envolvem várias áreas estratégicas, a começar pelas potenciais sinergias da integração de negócios:
Vantagens de escala: standardização de plataformas de veículos para reduzir custos e melhorar a eficiência do desenvolvimento.
Melhoria das capacidades de desenvolvimento: integração das funções de P&D para melhorar a tecnologia e reduzir custos de desenvolvimento.
Otimização de sistemas de produção: melhoria na utilização da capacidade de fábricas e redução de custos fixos.
Fortalecimento das vantagens competitivas: integração das funções de compras para melhorar a eficiência e reduzir custos.
Realização de sinergias de custos: integração de sistemas e operações de back-office para redução significativa de custos.
Aquisição de vantagens de escala: integração em funções de financiamento de vendas para expandir a escala de operações.
Estabelecimento de uma base de talentos: trocas de funcionários e colaboração técnica para promover o desenvolvimento de habilidades.
Dessa forma, a integração das empresas será realizada por meio de uma holding conjunta, que será a empresa controladora de ambas.
As ações desta holding estarão sujeitas a uma listagem técnica no Prime Market da Bolsa de Valores de Tóquio, e tanto a Nissan quanto a Honda se tornarão subsidiárias integrais da holding conjunta.
Resolução dos conselhos de administração e execução do MOU: 23 de dezembro de 2024.
Execução de acordo definitivo sobre a integração de negócios: junho de 2025 (planejado).
Assembleia geral extraordinária dos acionistas: abril de 2026 (planejado).
Retirada da lista da TSE e Data efetiva da transferência de ações: fim de Julho-Agosto de 2026 (planejado).
Renault Group emite novo comunicado sobre a parceria
“O Renault Group tem conhecimento dos anúncios feitos hoje pela Nissan e pela Honda, que ainda estão em estágio inicial. Como principal acionista da Nissan, o Renault Group considerará todas as opções com base no melhor interesse do Grupo e de seus stakeholders. O Renault Group continua a executar sua estratégia e a lançar projetos que criam valor para o Grupo, incluindo projetos já lançados dentro da Aliança.”