Uno, Fox, Grand Siena e Doblò devem sair de linha em 2021; entenda
Devem sair de linha em 2021: Uno, Fox, Grand Siena e Doblò. O motivo? Nova lei do Programa de Controle da Poluição do Ar. Entenda!
O Volkswagen Fox e os modelos Fiat Uno, Doblò e Grand Siena devem sair de linha em 2021, se despedindo em breve. As informações andam circulando na imprensa especializada. O motivo seria a nova exigência do Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores).
Por exemplo, o colunista Fernando Calmon revelou que Uno, Fox, Grand Siena e Doblò devem sair de linha até o final de 2021.
Uno, Fox, Grand Siena e Doblò devem sair de linha em 2021, com a L7
De acordo com informações, o motivo para o Uno, Fox, Grand Siena e Doblò saírem de linha seria a chegada da nova fase (L7) do Proconve. Com isso, haverá limites mais severos para emissão de poluentes.
Conforme a L7, as novas regras preveem que veículos nacionais apresentem emissões evaporativas de 0,5 g (anteriormente, o índice era de 1,5 g). Além disso, a mensuração passa a considerar um período de 24 horas e não mais duas horas.
Além disso, a medidas devem entrar em vigor entre 2022 e 2023. No entanto, as montadoras já têm se adequado. Assim, alguns modelos devem sair de linha.
Uno, Fox, Grand Siena e Doblò
Uno
O modelo teve como marco o ano de 2010. No caso, quando deixou para traz o design quadrado do modelo e passou a investir em modelos mais arredondados.
Atualmente, o Uno é oferecido apenas na versão 1.0 Attractive. O valor é de R$ 56.190, em média. Apresenta motor 1.0 Fire, com 75 cv de potência e 9,9kgfm de torque (usando etanol) e câmbio manual de cinco marchas.
VW Fox
O modelo tem duas versões e ambas com conjunto mecânico. O motor é 1.6 flex, de até 104cv de potência e 15,6kgfm de torque (com etanol). Câmbio manual de cinco marchas.
Devem sair de linha em 2021 também:
Fiat Grand Siena
O modelo que deve sair de linha teve lançamento em 2012. Atualmente, o Grand Siena tem apenas duas versões disponíveis. A 1.0 Flex (R$ 58.590), com motor com até 75 cv de potência e 9,9 kgfm de torque.
Por outro lado, versão com maior diferencial de mercado é a 1.4 Flex (R$ 62.590). No caso, com até 88 cv e 12,5 kgfm.
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Fiat Doblò
Um dos poucos modelos no Brasil com sete lugares (fora do segmentos dos SUVs), é o multiuso da Fiat. Conta com a versão única 1.8 Essence, que custa cerca de R$ 111.990,00.
O motor é o datado 1.8 E,torQ, com até 132cv e 18,9kgfm – o que gasta muito combustível. Até o mês de abril, foram 1 apenas 623 emplacamentos, uma média mensal de 405 unidades.
Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.