Unesp testa carros e motos elétricos

Iniciativa acontece em Guaratinguetá (SP) e conta com veículos que não emitem sons ou poluentes

A Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) de Guaratinguetá, no interior de São Paulo, está testando um projeto de veículos elétricos por meio da Engenharia da Mobilidade Elétrica. Eles utilizam um Kandi 5010, uma moto elétrica da Kasinski e uma outra motocicleta elétrica Thunder.

Os veículos não emitem nenhum tipo de poluição sonora ou gases. Normalmente, eles são menores (em relação aos populares) e acomodam duas pessoas. A recarga pode ser feita por meio de painéis solares do Centro de Energias Alternativas da Universidade. Além disso, é possível recarregá-las usando a rede elétrica comum de 220V. O processo é mais rápido e dura cerca de 20 minutos.

Os pesquisadores da UNESP acreditam que os carros elétricos são boas opções para o meio rural e cidades de pequeno porte. É por isso que a universidade investe em pesquisas nos primeiros veículos 100% elétricos para o Vale do Rio Paraíba do Sul.

Veículos

O Kandi KD 5010 é ideal para circular nas grandes cidades. Ele acomoda duas pessoas, conta com porta-malas satisfatório, vidro elétrico, rádio com USB e freio a disco. O motorista também tem acesso a um medidor de tensão das baterias, de rotação do motor e consegue circular acima de 70 km/h sem emitir gases nocivos ou barulhos.

Para movimentar o veículo, o motorista aciona um botão de comando com três posições (ré, neutro e frente). O condutor também usa dois pedais, o do freio e o do acelerador, exatamente como nos carros automáticos.

Já a motocicleta Thunder tem um motor elétrico de quatro cavalos e é acionada por baterias de lítio 72V-46Ah. Com capacidade para carregar 200 kg, ela pode alcançar 120 km/h e tem autonomia de 220 km. A Kasinski Win Elektra, por sua vez, é equipada com motor elétrico de 1,5 cv, acionado por baterias de chumbo 72V-20Ah. Com rodas aro 17”, a motocicleta consegue alcançar 89 km/h e carregar até 75 kg.

ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar