Uma árvore caiu no seu carro? Veja como agir e quem cobrar
Saiba o que fazer e para quem ligar quando árvore cair no seu carro
As fortes chuvas que atingiram o sudeste, sobretudo no Rio de Janeiro e em São Paulo têm retomado uma preocupação que é bastante comum neste período: “o que fazer quando uma árvore cair no meu carro?”. Logo abaixo, o Garagem360 explica como você deve agir e quem cobrar. Acompanhe!
Quando caiu uma árvore no carro quem paga?
A responsabilidade do pagamento é do poder municipal, segundo o Procon-SP. Isto porque, ele é responsável pela poda da árvore.
O proprietário do carro atingido pode pleitear uma indenização por danos morais e materiais que foram provocados pela queda. Porém, esse reparo é feito somente quando o acidente acontecer em virtude de uma árvore plantada em via pública.
Para quem ligar quando uma árvore cair?
O Corpo de Bombeiros (193) deve ser acionado quando um automóvel for atingido por uma árvore. Se o problema atingir a fiação elétrica, recomenda-se ligar para a concessionária de fornecimento de energia que atende a sua região. No caso de São Paulo, o telefone da Enel é (0800 72 72 196).
Já a Defesa Civil (199 ou 156) deve ser comunicada quando a queda não provocar estrago, quando ela coloca em risco a segurança do morador ou quando um imóvel é atingido.
Leia também:
Como evitar que a árvore caia no carro?
O primeiro passo é manter o seu carro na garagem em caso de chuvas com raio ou ventos fortes. Entretanto, caso esteja na rua, evite estacionar o seu veículo perto de árvores ou praças. Dê preferência para estacionamentos fechados, uma vez que eles garantem a proteção do automóvel.
Outra medida que o Garagem360 destaca é sempre observar o estado das árvores. Geralmente, as mais velhas ou com cupim ou mal podadas têm mais probabilidade de cair. Tendo isso em mente, estacione longe delas e, caso seja possível, comunique a situação ao órgão público para que ele tome as devidas providências.
A Defesa Civil de SP tem reforçado as orientações de segurança durante os temporais. Para se ter uma ideia, em janeiro deste ano, a capital paulista já registrou 70% do volume esperado de chuva para o período.
Confira também: Fortes chuvas: veja como agir se estiver dentro do carro nesse momento