Um Toro que virou Carneiro? Veja o comparativo entre as picapes da Stellantis

As atenções do segmento de picapes esta semana se voltaram para a chegada da nova Rampage. Com ela, paralelos e comparações aos montes sugiram como era de se esperar, inclusive dentro da própria Stellantis. Desta forma, veja o comparativo entre a Toro e a nova sensação da Ram.

Um Toro que virou Carneiro? Veja o comparativo entre as picapes da Stellantis
Fiat Toro ”emprestará” estrutura para a nova Ram Rampage (Foto: Divulgação)

Mesma plataforma da Toro

A nova Ram Rampage anunciada nesta semana, chegou ao mercado brasileiro em três versões: Laramie, Rebel e R/T.

Para o desenvolvimento da picape foram investidos R$ 1,3 bilhão, do total de R$ 16 bilhões que a Stellantis direcionou ao país desde 2018 até 2025.

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Além disso, o grupo automotivo que também conta com a Fiat, fabricante da Toro, ”aproximou” as picapes ao compartilhar a mesma estrutura entre italianos e americanos.

Tanto Ram Rampage quanto Fiat Toro possuem a mesma base modular da Stellantis, mas será que as similaridades param por aí? Confira.

Dimensões

A Fiat Toro possui porte maior que suas concorrentes diretas de mercado, com 4,94 m de comprimento, 1,84 m de largura, 2,99 m de entre-eixos e 1,73 m de altura.

Por sua vez, a Ram Rampage conta com proporções como: 5,02 m de comprimento, 1,88 m de largura, 1,78 m de altura, 2,99 m de entre eixos e 264 mm de vão livre entre os eixos.

Um Toro que virou Carneiro? Veja o comparativo entre as picapes da Stellantis
Robusta: Ram Rampage supera Fiat Toro em proporções (Foto: Divulgação)

Capacidade

Em termos de capacidade, a Fiat Toro comporta 937 litros em sua caçamba, 60 litros de combustível no tanque e carga útil de 1.000 kg com 5 passageiros mais bagagem, em sua versão mais incrementada.

Já Ram Rampage, possui caçamba com capacidade volumétrica de 980 litros, 1.015 kg de capacidade de carga também com 5 passageiros, tanque de combustível com densidade de 60 litros e 1.936 kg de peso em ordem de marcha na versão Rebel.

Motorização

A Rampage chega para ser a picape mais potente fabricada na América do Sul com motor Hurricane 4, que desenvolve 272 cv de potência e 40,8 kgfm de torque gerados pelo propulsor 2 litros de quatro cilindros em linha a gasolina.

Nas versões Rebel e Laramie, a opção é pelo propulsor Multijet Turbo Diesel, de 2 litros, que entrega 170 cv de potência e 38,8 kgfm de torque, além de câmbio automático de nove marchas.

Já a Fiat Toro em sua versão topo de linha (que corresponde a mesma faixa de preço da Rampage de entrada) conta com motor 2.0 turbodiesel de 170 cv de potência e 35,5 kgfm de torque associado também a um câmbio automático de nove marchas.

Por fim, por mais que dividam a plataforma, é inviável afirmar que a nova Rampage é uma cópia melhorada da Toro. As picapes atendem públicos distintos e cada uma tem sua singularidade.

Gervásio HenriqueJornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.
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