Um carro movido a esterco de gado? A Hyundai planeja produzir

Um carro movido a esterco de gado? A Hyundai planeja produzir carros que utilizam hidrogênio vindo de esterco de gado. Entenda!

Carro movido a esterco de gado? Recentemente, a Hyundai lançou sua visão sobre a mobilidade sustentável para os próximos anos, com soluções inovadoras a partir do hidrogênio. 

Sob o tema “Ease Every way” (Facilitar Todos os Caminhos), a empresa coreana destacou o compromisso de desenvolver soluções inovadoras. Uma delas é o hidrogênio proveniente do esterco. Entenda.

Carro movido a esterco de gado utiliza hidrogênio – Foto: Reprodução

 

Hyundai está desenvolvendo tecnologia de carro movido a esterco de gado

O projeto, chamado de “Waste-to-Hydrogen”, utiliza um processo de conversão de resíduos orgânicos em hidrogênio, que é então usado para alimentar um motor a hidrogênio.

A Hyundai afirma que o carro movido a esterco tem o potencial de ser uma solução sustentável para o transporte, pois pode ajudar a reduzir as emissões de gases de efeito estufa e a dependência de combustíveis fósseis.

O projeto já está em fase de implementação na Indonésia. A tecnologia Waste-to-Hydrogen utiliza resíduos de comunidades locais, com o desenvolvimento de minicentros de produção de hidrogênio, eliminando a dependência do transporte e armazenamento do produto. 

Segundo a montadora, já existem compradores, o que fará da região um polo industrial de hidrogênio em volta do centro de produção do insumo, promovendo assim o crescimento de uma Sociedade baseada no Hidrogênio.

A expectativa é de consumir três milhões de toneladas de hidrogênio anualmente até 2035. Com isso, a empresa pretende produzir aço “verde” e gerar energia limpa como parte de sua iniciativa sustentável. 

Como funciona o carro movido a hidrogênio?

O processo de conversão de resíduos orgânicos em hidrogênio é realizado por meio de uma reação química que envolve a fermentação de resíduos orgânicos, como alimentos, lodo e o esterco de gado para gerar biogás. 

O biogás, por sua vez, é tratado para capturar dióxido de carbono e produzir hidrogênio. 

Outra alternativa desenvolvida pela Hyundai é a tecnologia Plastic-to-Hydrogen (P2H), que utiliza polímeros (plásticos) que seriam descartados. É feito o derretimento desses resíduos plásticos que não podem ser reciclados. 

O plástico é gaseificado, as impurezas são retiradas e depois é produzido o hidrogênio. 

Hyundai não é a única 

Outra empresa, a ARM Engineering, também está desenvolvendo projetos semelhantes de carros movidos a hidrogênio proveniente de biomassa. 

O modelo apresentado foi um Renault Zoe, que recebeu uma série de melhorias, como uma bateria reforçada e um tanque com 200 litros de G-H3, um biocombustível produzido a partir de esterco e hidrogênio. 

O GH-3 alimenta uma célula de combustível para gerar eletricidade e fazer o carro se mover. A autonomia supera os 2 mil quilômetros. 

Solução da ARM Engineering percorre mais de 2 mil km sem reabastecimento – Foto: Divulgação

 

Em geral, os carros movidos a esterco têm o potencial de ser uma solução viável para o transporte sustentável, mas ainda há desafios a serem superados antes que eles possam se tornar uma realidade comercial. Um dos principais desafios é o custo da conversão de resíduos orgânicos em hidrogênio.

No entanto, à medida que a tecnologia se desenvolver e os custos diminuírem, os carros movidos a hidrogênio podem se tornar uma opção mais atraente para o mercado. 

 

Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

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