Última semana para placas final 1 e 2 pagarem o licenciamento 2022 no RJ

Termina na próxima sexta-feira (30), o prazo para que proprietários de veículos do Estado do Rio de Janeiro com placas de finais 1 e 2 paguem a guia do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RJ) referente ao licenciamento 2022.

No valor de R$ 173,03, a taxa é referente à emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos digital (CRLV-e) – visto que, à exemplo do ano passado, o pagamento do seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestre (DPVAT) está suspenso em todo o País. 

Saiba como regularizar o licenciamento 2022 no RJ

CRLV pode ser impresso (Foto: Detran-MT)

No Rio de Janeiro, não existe mais a obrigatoriedade de realizar a vistoria veicular para o licenciamento, com exceção de veículos como transporte escolar e aqueles movidos a GNV.

VEJA TAMBÉM

O pagamento deve ser feito por meio da Guia de Regularização de Taxas (GRT), emitida no site do Banco Bradesco ou da página da Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz-RJ), no valor de R$ 173,03.

O calendário para veículos com outros números finais de placa segue até o dia 31 de dezembro. Após as datas, os veículos que não emitirem o CRLV-e 2022 estarão em situação irregular.

  • Finais de placa 1 e 2  Até 30 de setembro
  • Finais de placa 3, 4 e 5 – Até 31 de outubro
  • Finais de placa 6, 7 e 8 – Até 30 de novembro
  • Finais de placa 9 e 0 – Até 31 de dezembro

Como emitir a guia do licenciamento 2022

Tenha o código Renavam em mãos quando for emitir a GRT (Foto: Reprodução)

A GRT para pagamento do licenciamento 2022 pode ser obtida por meio do site do Banco Bradesco, no caminho: www.bradesco.com.br → Produtos e Serviços → Serviços → Pagamentos → na lista ‘Tributos’ clicar em “DETRAN RJ – GRD, DUDA, GRM e GRT” e depois em “Gerar Boleto”.

A partir daí, é preciso escolher a opção GRT (no alto da página), ter o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) em mãos e digitar a sequência de 4 dígitos apresentada pelo site, clicando  na sequência em “Continuar”.

Já pela página da Sefaz-RJ, ao selecionar “Detran-RJ – Guia de Recolhimento de Taxas”, o interessado já será encaminhado para a página do Bradesco, onde deverá informar o número do Renavam e o código de segurança fornecido pelo site.

Para o licenciamento 2022, IPVA deve estar pago (Foto: Sebrae)

Assim como acontece em todo o Brasil, é necessário ter quitado o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores do ano (IPVA 2022) para efetivar o licenciamento 2022 no Rio de Janeiro.

Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
Fechar
Sair da versão mobile