Última semana para placas final 1 e 2 pagarem o licenciamento 2022 no RJ

Termina na próxima sexta-feira (30), o prazo para que donos de veículos do RJ com placas de finais 1 e 2 paguem a guia do licenciamento 2022.

Termina na próxima sexta-feira (30), o prazo para que proprietários de veículos do Estado do Rio de Janeiro com placas de finais 1 e 2 paguem a guia do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RJ) referente ao licenciamento 2022.

No valor de R$ 173,03, a taxa é referente à emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos digital (CRLV-e) – visto que, à exemplo do ano passado, o pagamento do seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestre (DPVAT) está suspenso em todo o País. 

Saiba como regularizar o licenciamento 2022 no RJ

CRLV pode ser impresso (Foto: Detran-MT)

No Rio de Janeiro, não existe mais a obrigatoriedade de realizar a vistoria veicular para o licenciamento, com exceção de veículos como transporte escolar e aqueles movidos a GNV.

O pagamento deve ser feito por meio da Guia de Regularização de Taxas (GRT), emitida no site do Banco Bradesco ou da página da Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz-RJ), no valor de R$ 173,03.

O calendário para veículos com outros números finais de placa segue até o dia 31 de dezembro. Após as datas, os veículos que não emitirem o CRLV-e 2022 estarão em situação irregular.

  • Finais de placa 1 e 2  Até 30 de setembro
  • Finais de placa 3, 4 e 5 – Até 31 de outubro
  • Finais de placa 6, 7 e 8 – Até 30 de novembro
  • Finais de placa 9 e 0 – Até 31 de dezembro

Como emitir a guia do licenciamento 2022

Tenha o código Renavam em mãos quando for emitir a GRT (Foto: Reprodução)

A GRT para pagamento do licenciamento 2022 pode ser obtida por meio do site do Banco Bradesco, no caminho: www.bradesco.com.br → Produtos e Serviços → Serviços → Pagamentos → na lista ‘Tributos’ clicar em “DETRAN RJ – GRD, DUDA, GRM e GRT” e depois em “Gerar Boleto”.

A partir daí, é preciso escolher a opção GRT (no alto da página), ter o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) em mãos e digitar a sequência de 4 dígitos apresentada pelo site, clicando  na sequência em “Continuar”.

Já pela página da Sefaz-RJ, ao selecionar “Detran-RJ – Guia de Recolhimento de Taxas”, o interessado já será encaminhado para a página do Bradesco, onde deverá informar o número do Renavam e o código de segurança fornecido pelo site.

Para o licenciamento 2022, IPVA deve estar pago (Foto: Sebrae)

Assim como acontece em todo o Brasil, é necessário ter quitado o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores do ano (IPVA 2022) para efetivar o licenciamento 2022 no Rio de Janeiro.

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

wpDiscuz
Sair da versão mobile