Uber Trains: A gigante do aplicativo quer dominar as ferrovias

A Uber está planejando entrar no mercado de transporte ferroviário na Europa com o serviço Uber Trains. Saiba como a parceria com a startup Gemini Trains pode quebrar o monopólio da Eurostar e o que isso significa para os passageiros.

A Uber está prestes a expandir seu império de transporte, desta vez sobre trilhos. Em uma jogada estratégica, a empresa anunciou uma parceria com a startup Gemini Trains para lançar o serviço Uber Trains, com o objetivo de oferecer viagens de alta velocidade entre Londres e grandes cidades como Paris, Bruxelas e Lille, através do túnel do Canal da Mancha.

Uber Trains: A gigante do aplicativo quer dominar as ferrovias

O projeto, ainda em fase de aprovação e busca de financiamento, prevê a utilização de 10 trens de alta velocidade. A nova operação não só promete uma alternativa ao monopólio da Eurostar no Canal da Mancha, mas também busca revitalizar a infraestrutura ferroviária britânica.

O plano é utilizar a estação internacional de Stratford, em Londres, e reativar a subutilizada estação de Ebbsfleet International, a 30 km do centro da capital.

A Gemini Trains, fundada em 2024 por Lord Tony Berkeley, um experiente engenheiro civil e ex-presidente de um grupo de transporte ferroviário, tem como missão principal oferecer uma nova opção para os passageiros.

De acordo com o diretor-executivo Adrian Quine, a parceria com a Uber irá “abrir áreas de cobertura para serviços ferroviários através do Canal da Mancha para 18 milhões de pessoas”, ao utilizar os terminais a leste de Londres.

Uber Trains: A gigante do aplicativo quer dominar as ferrovias - Imagem gerada por I.A
Uber Trains: A gigante do aplicativo quer dominar as ferrovias – Imagem gerada por I.A

Uma nova era para as viagens 

A grande inovação para os consumidores virá da conveniência de reservar passagens diretamente pelo aplicativo da Uber, um recurso que já é familiar em outros serviços da empresa.

A Uber já oferece funcionalidades semelhantes em países como os Estados Unidos, onde o recurso “Make My Train” se integra a sistemas ferroviários locais. No Reino Unido, Alemanha e Espanha, a parceria com a startup Omio já permite a compra de passagens de trem e ônibus intermunicipais pelo app.

A expectativa é que, se o projeto for aprovado, os serviços da Uber Trains comecem a operar em 2029. A iniciativa não apenas representa uma expansão audaciosa da Uber, mas também sinaliza uma possível revolução no mercado de transporte ferroviário europeu, trazendo mais competitividade e opções para os passageiros.

O que você acha dessa parceria? Você usaria o Uber para reservar passagens de trem?

Leia aqui: Mil motoristas da Uber receberão carregadores elétricos domésticos gratuitos

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA