‘Uber local’ já movimenta mais de R$ 320 milhões em 2022

Os aplicativos regionais de transporte – 'Uber local' – movimentaram mais de R$ 320 milhões nos primeiros cinco meses de 2022.

Os aplicativos regionais de transporte – ‘Uber local’ – movimentaram mais de R$ 320 milhões nos primeiros cinco meses de 2022 em todo o País. Os dados são referentes aos aplicativos que usam a tecnologia da Gaudium, dona da Machine, software para criação de apps de mobilidade e logística.

“Os aplicativos regionais estão ganhando uma parcela importante do mercado brasileiro, principalmente em cidades de pequeno e médio porte”, afirma Ricardo Góes, sócio-executivo da Gaudium. 

“O melhor desse modelo descentralizado é que boa parte dos recursos ficam na própria região, já que parte do dinheiro vai para o próprio motorista, outra para a empresa local – isso sem falar dos impostos recolhidos, que também ficam no município”, destaca.

Saiba mais sobre os apps regionais de transporte

Imagem ilustrativa (Foto: Freepik)

Quando se fala em aplicativo de transporte regional, ele pode ser o app de um Estado, , de uma cidade inteira, de uma zona específica da cidade ou até de um bairro. O app regional é algo que foge da lógica multinacional e de massificação do atendimento.

Em relação aos últimos 5 meses de 2021, o valor movimentado por esses aplicativos no Brasil teve um aumento de 14%. Segundo Góes, os primeiros cinco meses do ano surpreenderam ao superar a movimentação dos últimos meses de 2021 – visto que esse é o período do ano em que os apps costumam bater o recorde de corridas com as festas de Natal e Réveillon.

“Conforme a tecnologia for avançando e essas empresas regionais conseguirem competir de igual para igual com as multinacionais, eu creio que podemos ter uma grande virada no modelo do transporte por aplicativo, com empresas regionais cada vez mais fortes e atendendo as necessidades de motoristas e passageiros de forma mais personalizada”, prevê o sócio da Gaudium.

App e site são as formas mais comuns (Foto: Divulgação)

Vantagens do app regional, o Uber Local

  1. Atendimento personalizado – O aplicativo de transporte regional oferece ao passageiro um atendimento personalizado. Afinal de contas, é um motorista conhecedor das peculiaridades do local. Muitas vezes um motorista da Uber é chamado para realizar uma viagem até outra cidade. Chegando lá ele pega um passageiro local. No entanto, não conhece muito bem a região. Mesmo com GPS, o motorista pode ter dificuldades.
  2. Central de suporte não-robotizada – Sabe quando você perde alguma coisa no veículo ou tem algum problema com o pagamento? Nesses momentos é difícil entrar em contato por telefone. Empresas como Uber e 99 acabam enviando menagens ou fichas para preencher. E tudo o que você mais deseja é alguém para poder falar sobre o seu problema. A central humanizada é um dos diferenciais do app regional.
  3. Motoristas e passageiros conhecidos – Quando um aplicativo trabalha em um bairro, zona ou em uma cidade pequena, as pessoas acabam se conhecendo. Muitas vezes trazem as mesmas referências geográficas, de pessoas e de fatos. Identificar com o motorista uma região como “é perto do supermercado tal”, pode ser algo simples, mas muito importante para criar vínculos entre passageiros e motoristas.
  4. Segurança – Um app regional oferece mais segurança a todos, pois muitas vezes a viagem é feita com um motorista e um passageiro que se conhecem. As pessoas também acabam conhecendo onde fica a sede da empresa. Não há empurra-empurra de problemas ocorridos e tudo pode ser mais facilmente resolvido. Além disso, ao conhecer as peculiaridades da região, o motorista não entrará em zonas consideradas de risco, algo que muitas vezes motoristas de apps mais tradicionais acabam fazendo por desconhecer o local.

Proximidade entre motorista e passageiro é diferencial (Foto: BV)

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

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