Uber emite comunicado sobre ar-condicionado para todos os motoristas: é obrigatório em 2025?
Saiba o que diz a Uber sobre o uso do ar-condicionado durante as corridas. Confira todos os detalhes sobre esse assunto polêmico
O calorão tomou conta do país e, com ele, um novo debate volta a ganhar força no mundo dos automóveis: o uso do ar-condicionado é obrigatório para motoristas da Uber? Logo abaixo, o Garagem360 explica mais detalhes. Acompanhe!
O uso do ar-condicionado é obrigatório na Uber?
Sim. Em comunicado oficial, a Uber disse que o ar-condicionado é um requisito obrigatório para se cadastrar na plataforma do aplicativo de mobilidade. Essa regra, aliás, é válida para qualquer modalidade. Além disso, para garantir o seu bom funcionamento, os motoristas precisam fazer a manutenção contínua do equipamento.
Leia também:
Uber é obrigado a ligar o ar-condicionado durante a corrida?
Não. A Uber disse que é “esperado” que, durante as corridas, o ar-condicionado seja ligado em todas as modalidades de viagem. Isso é importante para que tanto o motorista quanto os passageiros tenham uma viagem confortável durante todo o percurso.
Esse cuidado, a propósito, torna-se ainda mais importante em razão das ondas de calor que têm atingido o Brasil nos últimos meses. No primeiro mês do ano, por exemplo, segundo o Climatempo, algumas regiões do Brasil chegaram a atingir 40º.
De acordo com a Uber, embora o uso do ar-condicionado não seja obrigatório, manter ele desligado pode afetar a sua performance na plataforma.
É importante ressaltar que viagens que não atendem as expectativas dos usuários, como a não utilização do ar-condicionado, podem impactar diretamente o motorista parceiro, uma vez que os usuários podem cancelar a viagem, reportar a situação à plataforma ou usar a ferramenta de avaliação das viagens considerando sua insatisfação. Lembramos também que as baixas avaliações pelos usuários podem resultar na perda do acesso a produtos especiais com média de avaliações mínima, como o Uber Comfort, o Uber Black e o VIP.
E você, como tem atuado nos últimos dias? Comente e compartilhe a sua opinião com outros leitores do Garagem360.
Leia também: Batata no vidro do carro e viseira repele água da chuva mesmo, segundo especialistas
A climatização no veículo, faz com que alguns fatores corroborem para o bem comum, como: Odorização; Bem estar; leveza do ambiente e relações. Para o motorista, torna-se prazeroso dirigir sem o incômodo de sons externos e, claro, elevação térmica, para o passageiro, só o fato de ver o carro chegando, com os vidros fechados, já vale a pena.
Como para atingir todos esses benefícios, há um ponto que precisa de atenção, (Custo ), uma elevação do valor seria, além de justo e empático!
Eu não ligo por conta da minha saúde mesmo , só faço corridas curtas , o passageiro ficar dez minutos com o ar ligado é uma coisa o motorista ficar dez hrs com ar ligado é outra , não tem saúde q aguentei
A Uber e contraditória, ela fala que e obrigatório, sendo que no Interior de São Paulo tem carro 2 postas, carros com mais de 10 anos de uso, não tem nem o sinto de segurança o que dirá ar condicionado, faça uma matéria perguntando a Uber o motivo dela ser tão sem parâmetro no interior, e por que a qualidade dos carros são tão ruins.
Eu deixo o ar-condicionado ligado sempre, pois antes de atender a usuário da plataforma, a comodidade e o bem estar é primeiramente a mim.
Eu escolho bem as corridas, pois ela deve pagar o gasto a mais do ar-condicionado, bem como a manutenção dele.
No final a uber fez o de sempre, pois, não pode obrigar o motorista autônomo a fazer isso, sem falar que, existem categorias que oferecem o serviço com o devido conforto, bem como os ônibus e aviões com suas categorias de viagens.
Então, se o passageiro wuer conforto, escolha o serviço existente e oferecido. Com relação ao serviço oferecido antigamente, não existe mais, assim como as antigas práticas e políticas dos aplicativos, quais sofreram mudanças e ajustes.
Evidentemente que o ar condicionado dá mais conforto ao motorista e aos passageiros, mas é um verdadeiro deboche da plataforma exigir o ar ligado em viagens que ela cobra 40 por cento de taxas e paga 1.10 por quilômetros. Muitos muitos que eu já viajei me mostraram os ganhos de viagens e as taxas, é um absurdo. Se pagarem melhor aí sim podemos exigir o conforto. Alguns condutores me disseram que o ar ligado aumenta em 30 por cento os custo de manutenção dos veículos.
Minha opinião é que , se a pessoa quer ar- condicionado, que contrate o carro certo. Porque uber x é o mais barato e simples.
Não concordo com o passageiro avaliar baixo um uber por não ter ligado o ar, e a uber analizar as avaliações quando baixa, existe muita ingratidão, falta de respeito.
O combustível só sobe, e as corridas continuam no mesmo valor!
Será que as pessoas sabem que a tarifas é a mesma faz anos para o motorista ? E para os passageiros continua o mesmo valor tbm ?