Uber descobre fraude de motoristas
Uber descobre fraude de motoristas e advogados em esquemas de seguros. Entenda como isso afeta as tarifas e as ações da empresa contra fraudes.
A Uber se deparou com um esquema criminoso que envolve motoristas de aplicativo, advogados e prestadores de serviços médicos, que se uniram para forjar acidentes de trânsito e simular lesões a fim de obter ganhos ilícitos com apólices de seguro. A fraude, que teve lugar principalmente na Flórida, teria custado milhões à empresa, elevando os custos com seguros e impactando diretamente as tarifas cobradas dos usuários.
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Uber descobre fraude de motoristas na Flórida
De acordo com um processo recente movido pela Uber, o grupo recrutava motoristas com o objetivo de simular acidentes de trânsito. Estes motoristas eram “subornados” para criar uma falsa impressão de que os acidentes resultaram em ferimentos, quando na verdade tudo não passava de uma farsa.
Para completar o esquema, os participantes eram levados a clínicas médicas, onde se submetiam a tratamentos e procedimentos totalmente desnecessários, com o único intuito de inflar as apólices de seguro e obter compensações ilegais.
Entre 2023 e 2024, cinco motoristas foram envolvidos nesse processo de fraude, levando seus veículos a oficinas específicas para criar um cenário de acidente falso. Para a Uber, esse tipo de prática representou “vários milhões de dólares” em custos legais, em um esquema que envolvia não só motoristas, mas também advogados especializados em danos pessoais e prestadores de serviços médicos.
Processos e medidas para combater a fraude
Em sua tentativa de combater fraudes desse tipo, a Uber não hesitou em levar os responsáveis à Justiça. O processo foi aberto em um tribunal federal da Flórida, e é o segundo movimento da empresa contra esquemas semelhantes neste ano. Em janeiro, a empresa já havia processado advogados e médicos em Nova York, relacionados a práticas fraudulentas parecidas.
A empresa está determinada a identificar e punir qualquer envolvido em tais esquemas, não apenas para proteger seu próprio negócio, mas também para garantir que os consumidores não paguem a conta de fraudes desse tipo.
Embora os motoristas e demais envolvidos sejam os principais responsáveis pelo esquema, o impacto acaba sendo sentido pelos usuários da plataforma. O aumento nos custos com seguros, causados por fraudes como esta, acaba sendo repassado aos consumidores na forma de tarifas mais altas.
A Uber, ciente disso, afirma que é sua responsabilidade proteger os consumidores e combater tais práticas fraudulentas.
Adam Blinick, responsável pelas políticas públicas da empresa na América do Norte, destacou que os consumidores, no fim das contas, são os mais prejudicados. “Se identificarmos algo inapropriado na plataforma, tomaremos medidas, inclusive com ações judiciais civis sob a lei RICO”, afirmou, referindo-se à Lei de Combate às Organizações Corruptas e Influenciadas pelo Crime Organizado dos EUA.
O que você acha das atitudes da Uber para combater essas fraudes? Acredita que a empresa está fazendo o suficiente?
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Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.