Uber de van escolar? Entenda o novo serviço que promete facilitar a vida dos pais

Uber para transporte escolar: como funciona, valores e mais!

Se você é pai ou mãe, provavelmente, acompanhou os últimos acontecimentos envolvendo criança esquecida na van. Diante do aumento do número de casos, Pedro Branco resolveu tirar sua ideia do papel e criou um novo negócio. A seguir, o Garagem360 revela mais detalhes sobre esse empreendimento. Acompanhe! 

Foto: reprodução/internet
Foto: reprodução/internet

Como funciona o aplicativo?  

Batizado de Via Van, o objetivo do aplicativo é fazer a conexão entre motoristas de vans escolares aos pais e responsáveis. Assim, você pode acompanhar, em tempo real, o trajeto do seu filho. 

Vantagens para os motoristas 

O ex-executivo da Uber, em entrevista à revista PEGN, explicou com mais detalhes o funcionamento do seu sistema. Primeiro, ele destaca que o aplicativo da Uber é uma espécie de marketplace, enquanto o Via Van é um ‘micro SaaS’. Isso significa que os motoristas de vans escolares podem contratar o aplicativo como um serviço e acessá-lo por meio do sistema

Na prática, o motorista pode:

  • Cadastrar os alunos

  • Fazer lista de chamadas 

  • Compartilhar a rota da van em tempo real com os pais, que são informados, por meio de notificação, quando o transporte chega ao seu destino, seja em casa ou na escola. 

Ou seja: é um aplicativo que contém duas versões: uma destinada ao motorista e outra para os pais. 

Leia também: Transporte escolar e táxis terão novas regras para vistorias a partir de janeiro

Foto: reprodução/internet
Foto: reprodução/internet

Disponibilidade e regiões disponíveis 

O aplicativo está disponível desde o dia 5 de fevereiro, data que começou as aulas nas escolas públicas de São Paulo. Embora o aplicativo esteja disponível para todo o Brasil, a ideia inicial é concentrar a atuação no estado de São Paulo. 

O Cadastro é gratuito? 

Os motoristas interessados neste serviço podem contratá-lo por meio de dois planos: mensal e anual. O primeiro custa R$7,90 por aluno, enquanto a segunda opção cobra R$3,90 por passageiro. 

Por fim, Branco destaca que a simplicidade da interface é um dos principais diferenciais do sistema. Posteriormente, ele informa que a cobrança da mensalidade do transporte poderá ser aplicada no próprio aplicativo. 

Qual é a melhor van para escola? 

  • Mercedes-Benz 413 Van 19+1

  • Citroën Jumpy Minibus 10+1

  • Fiat Ducato Minibus Comfort 2.3 TD

  • Renault Master

Foto: divulgação
Foto: divulgação

E, caso tenha gostado desta novidade, continue acompanhando o Garagem360 para descobrir as últimas notícias da indústria automotiva. 

Confira também: As cidades que possuem corridas para adolescentes pela Uber com monitoramento dos pais

Matheus Azevedo
Escrito por

Matheus Azevedo

ASSISTA AGORA