Uber e 99 voltam atrás e suspendem viagens de moto em São Paulo
A Uber e a 99 anunciaram que suspenderam o serviço de viagens de moto em São Paulo; decisão ocorre 23 dias após decreto proibir a atividade
A Uber anunciou na segunda-feira (30) que suspendeu o serviço de viagens de moto em São Paulo. A decisão ocorre 23 dias após o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), ter baixado decreto com a proibição desse tipo de serviço na capital paulista. No mesmo dia, a Prefeitura de São Paulo comunicou, por nota à imprensa, que a empresa 99 também decidiu pela suspensão do serviço de mototáxi na cidade. Segundo a prefeitura, “a decisão foi tomada após disposição de diálogo explicitada por parte do prefeito Ricardo Nunes”.
Saiba por que Uber e 99 suspenderam as viagens de moto em São Paulo
“Entendemos que a Prefeitura da cidade ainda necessita de estudos mais aprofundados, que vêm sendo conduzidos por meio de um grupo de trabalho técnico que já conta com a participação da Uber. Em comum acordo, ainda que amparados em legislação federal que permite o serviço, suspendemos o Uber Moto em São Paulo enquanto continuamos trabalhando diretamente com o Executivo municipal à procura de alternativas eficientes e inovadoras para a locomoção das pessoas que circulam na cidade”, explica a Uber em comunicado.
A empresa diz que um projeto piloto para avaliar a viabilidade do serviço Uber Moto havia sido iniciado neste mês de janeiro na cidade. Segundo a empresa, em 20 dias de operação, “nenhum acidente com o uso da plataforma foi registrado”.
“Começamos a testar o produto em áreas mais afastadas do centro, em horários específicos e onde a oferta de alternativas de mobilidade em duas rodas já é uma realidade por conta dos desafios logísticos e da alta densidade populacional. Testamos o Uber Moto em lugares onde o acesso a um transporte eficiente, seguro e de qualidade ainda encontra barreiras”, afirma a Uber, que oferece esse tipo de serviço em outras grandes cidades, como Fortaleza e Recife.
Por sua vez, a Prefeitura paulistana afirma que a decisão de Uber e 99 a respeito do fim do serviço de mototáxi foi tomada após um pedido feito pelo prefeito, “em razão da preocupação envolvendo a segurança e a saúde da população de São Paulo no viário urbano”.
“A segurança dos motociclistas, a redução no número de sinistro fatais no trânsito e o impacto no sistema público de saúde são preocupações do prefeito Ricardo Nunes”, diz a nota da prefeitura. Na última semana, a Prefeitura anunciou a ampliação do projeto Faixa Azul para motos, que ajuda a reduzir acidentes nas vias da cidade.
Com informações da Agência Brasil.
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.