Uber 2026: Novas regras banem modelos populares

A Uber atualizou a lista de carros permitidos para 2026. Confira os 8 modelos excluídos das categorias Black e Comfort, incluindo Renault Kardian, Logan e Tiggo 3X.

A Uber Brasil confirmou mudanças significativas em seus critérios de aceitação para as categorias premium Black e Comfort. A partir de 2026, oito modelos deixarão de integrar as listas de veículos permitidos. Segundo a plataforma, a decisão visa elevar o padrão de sofisticação e tecnologia, priorizando o que os passageiros mais valorizam: espaço interno e modernidade.

Uber 2026: Novas regras banem modelos populares

A categoria mais exclusiva da plataforma terá baixas importantes. A lista de exclusão inclui modelos recentes e até eletrificados. Confira os modelos que saem de cena em 2026:

  • Renault Kardian

  • CAOA Chery Tiggo 3X

  • Peugeot E-2008 (elétrico)

  • Hyundai Kona Hybrid

  • JAC J3 Turin

  • JAC iEV 40

  • “Chery Tiggo 3” (A Uber cita este modelo, embora não exista oficialmente no Brasil; especula-se que se refira ao antigo Tiggo 2).

 

Renault Kardian deixa categoria Black

O caso do Citroën Basalt: O SUV chegou a ser listado para exclusão, mas ganhou uma sobrevida. Ele poderá operar no Black até 31 de dezembro de 2026, desde que tenha sido cadastrado na plataforma até dezembro de 2025.

Modelos populares como Volkswagen Virtus, Nivus, Renault Duster e Honda City continuam aceitos, mas a Uber reforçou a exigência do ano de fabricação (geralmente a partir de 2023 para estes modelos específicos) e cores selecionadas (preto, chumbo, prata, cinza, azul marinho, marrom ou branco).

Mudanças no Uber Comfort

A categoria intermediária também sofrerá ajustes. A principal alteração é o fim da linha para o Renault Logan, que será banido do Uber Comfort a partir de 6 de julho de 2026, independentemente do seu ano de fabricação.

 

Renault Logan – Foto: Divulgação

Além disso, modelos como Chevrolet Cobalt, Prisma, Toyota Etios Sedan e Volkswagen Voyage tiveram seus anos mínimos de fabricação reajustados para 2018 ou 2019, dependendo da praça. Já para os compactos Fiat Argo e Volkswagen Polo, a exigência subiu: só serão aceitos veículos fabricados a partir de 2023.

Novos Critérios de Seleção

A Uber destacou que o tamanho do porta-malas deixou de ser o fator decisivo. Agora, a experiência do usuário é baseada em:

  1. Espaço interno confortável.

  2. Ano de fabricação recente.

  3. Manutenção e conservação impecáveis.

Para os motoristas, as regras de performance continuam rígidas: é necessário ter mais de 100 viagens na plataforma e manter uma média de avaliação mínima de 4,85.

O seu carro está na lista dos excluídos ou você acha que a Uber acertou em elevar o nível das categorias? Participe do nosso debate nos comentários!

Leia aqui: Fiat, Peugeot e Jeep podem adotar extensor de autonomia chinês

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.