Tuk-tuk: triciclo elétrico ativo em São Paulo já é alvo de polêmica

Uma empresa trouxe triciclos para facilitar a deslocamento em grandes cidades. Confira a seguir um pouco mais sobre o tuk-tuk brasileiro:

Você já deve conhecer os “tuk-tuk”, veículos muito comuns na Ásia. Aqui no Brasil, a empresa “Grilo Mobilidade”, plataforma de mobilidade urbana, trouxe essa ideia com triciclos elétricos para facilitar a deslocamento em grandes centros urbanos. Confira a seguir um pouco mais sobre o serviço:

Empresa oferece serviço com tuk-tuk para se locomover em pequenas distâncias

A Grilo teve as operações iniciadas em Porto Alegre no ano de 2019 (Foto: Divulgação/Grilo)

A “Grilo Mobilidade” foi fundada em 2019 na cidade de Porto Alegre (RS). Com uma proposta de facilitar o deslocamento urbano, a empresa expandiu suas operações para a cidade de São Paulo (SP) em 2023.

O serviço é realizado através de triciclos de cabine fechada, com motorização 100% elétrico e com condutor. Os Grilos, como são chamados os veículos da empresa, têm autonomia média de 80km e chegam a 50 km/h.

“Somos especialistas na última milha, isto é, nos deslocamentos curtos, que chamamos carinhosamente de pulos”, afirma a empresa em comunicado em seu site.

Parte interna do triciclo (Foto: Divulgação/Grilo)

Os Grilos possuem capacidade para 2 passageiros e o motorista. Os condutores precisam ter habilitação A ou AB. Os valores dos “pulos” são calculados na hora da solicitação, que é feita através do aplicativo da empresa.

Para solicitar o serviço, o usuário precisa baixar o app Grilo na loja de aplicativos do celular, fazer um rápido cadastro e preencher as informações necessárias. O funcionamento é semelhante a de outras empresas de transporte urbano, como a Uber e a 99.

A principal ideia da Grilo Mobilidade é dar uma opção aos usuários de transporte urbano nas corridas curtas de até 6 km de distância, além de oferecer um meio de locomoção mais adequado ao meio ambiente.

Os usuários do tuk-tuk brasileiro também podem utilizar o serviço para enviar objetos ou para serviços de entregas.

Prefeitura de São Paulo proíbe triciclos da Grilo por app

Entretanto, os serviços pelo aplicativo foram suspensos temporariamente pela Prefeitura Municipal de São Paulo. Lançado no dia 13 de abril na capital paulista, as atividades não se enquadram nas leis municipais.

No entendimento da Prefeitura de São Paulo, os triciclos da Grilo ou tuk-tuk podem ser considerados um serviço próximo ao de mototáxi, prática proibida na cidade.

O órgão governamental afirma que somente as operações de aplicativos de transportes urbanos, classificados como automóveis, são permitidos. Neste caso, os motoristas precisar ter habilitação na categoria B.

No entanto, a Grilo Mobilidade promete recorrer desta decisão. Conforme a empresa, o serviço possui autorização para circulação de acordo com todas as regras exigidas pela Operadora de Tecnologia de Transporte Credenciada (OTTC).

Lembrando que as operações continuam normalmente em Porto Alegre (RS).

Confira a seguir o comunicado completo da Grilo Mobilidade sobre a suspensão do serviço na cidade de São Paulo.

A empresa Grilo Mobilidade foi surpreendida com a decisão do Comitê Municipal de Uso do Viário (CMUV) da Prefeitura de São Paulo, através da gestora Debora de Freitas, requerendo a suspensão imediata de suas atividades no município, apoiado no Decreto Municipal 62.144, de 06 de janeiro de 2023, sob o argumento de que o uso de veículo triciclo elétrico de cabine fechada é semelhante ao serviço de mototáxi.

A Grilo Mobilidade lamenta a decisão que afronta diretamente a Lei de Liberdade Econômica, o direito dos passageiros de circularem em veículos sustentáveis com segurança, que tenham foco em diminuir a emissão de carbono e também de oferecer acesso de trabalho decente para os condutores com custo zero para trabalhar na plataforma Grilo na cidade considerada a “locomotiva do Brasil”.

A empresa informa que tem autorização plena para circulação de acordo com todas as regras exigidas pela Operadora de Tecnologia de Transporte Credenciada (OTTC) e irá lutar nas vias administrativas e judiciais, se necessário, para disponibilizar à população de São Paulo essa forma segura e inovadora de circulação sem poluir o meio ambiente.

Empresa se reúne com Prefeitura de São Paulo

A Grilo Mobilidade entrou em contato com o Garagem360 e através da assessoria de imprensa informou que realizou na tarde da última terça-feira (25) uma reunião com a Secretaria Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana (SETRAM) e com o Comitê Municipal de Uso do Viário (CMUV) da Prefeitura de São Paulo.

Confira o comunicado na íntegra:

“A Grilo Mobilidade, startup de mobilidade de impacto, informa que realizou na tarde desta terça-feira (25) reunião com a Secretaria Executiva de Transporte e Mobilidade Urbana (SETRAM) e com o Comitê Municipal de Uso do Viário (CMUV) da Prefeitura de São Paulo. O encontro foi inconclusivo, no entanto, seguindo os princípios da colaboração e da legalidade, comunicamos que somente retomaremos às atividades após a liberação administrativa ou obtenção de decisão judicial.

A Grilo Mobilidade reafirma o seu compromisso com a cidade de São Paulo, com foco na livre iniciativa, trabalhando para oferecer uma alternativa de mobilidade urbana calcada nos propósitos de sustentabilidade, descarbonização, trabalho decente e segurança no trânsito com foco nos cidadãos.

Frisamos também que nosso modelo de veículo não é considerado motocicleta ou veículo ciclomotor. Os veículos da Grilo são homologados pela Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN) na categoria própria Triciclo Elétrico de Cabine Fechada e emplacado pelo DETRAN para rodar nas vias públicas, exceto rodovias. A velocidade máxima do veículo de 50km/h garante a segurança nos centros urbanos.”

Escrito por

Alisson Wieder

Redator da Agência Grid Mídia - Garagem360 desde 2022. Experiência na área de Assessoria de Imprensa e sites esportivos.

wpDiscuz
Sair da versão mobile