Tudo o que você precisa saber antes de carregar um carro elétrico em casa

Os veículos elétricos são o futuro da mobilidade urbana. Saiba como é feito o carregamento de um carro elétrico em casa.

Por se tratar de uma nova tecnologia, ainda há muitas dúvidas em relação ao carregamento desses veículos. Afinal, é possível carregar o carro elétrico na tomada de casa?

Antes, vale ressaltar que os carros elétricos são o futuro da mobilidade urbana. Levantamento da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE) mostra que a venda dos modelos eletrificados leves aumentou 78% nos primeiros quatro meses de 2022 em relação ao mesmo período no ano passado.

Vamos lá!

carros elétricos (Foto: Pixabay)

 

Tire suas dúvidas sobre o carregamento de carro elétrico

A resposta para esta questão é sim. De acordo com Ricardo David, sócio-diretor da Elev, empresa especializada em soluções para mobilidade elétrica, algumas ações precisam ser tomadas antes de carregar os automóveis elétricos, como a verificação técnica da estrutura elétrica e a instalação de carregadores domiciliares.

Confira a seguir alguns tópicos aos quais os motoristas devem se atentar antes de carregar o automóvel.

1- Carregamento na tomada de casa

Como dito acima, é possível carregar o veículo elétrico diretamente na tomada convencional de uma residência. Porém, existem alguns pontos que exigem atenção. David ressalta que por meio do wallbox, o carregador dos veículos elétricos, é possível reduzir o tempo de recarga.

“Considerando a tensão normal das residências, de 110 volts aterrados, você poderá levar mais tempo, o que em alguns casos pode ser algo em torno de 60% a mais no período de recarga”, diz. “O recomendado é carregar os veículos em tomadas de 220V e, de preferência, aterradas – para que não haja riscos de incêndios ou curto-circuitos”, afirma o especialista.

2 – Análise técnica antes do carregamento

Um dos problemas mais comuns no Brasil, quando se trata de carregamento de veículos elétricos, está na infraestrutura de distribuição da energia, principalmente em imóveis mais antigos. 

David argumenta que a melhor opção, se você tiver dúvidas se a sua residência está preparada para receber o seu carro elétrico, é buscar a análise de um eletricista.

(Foto: Pixabay)

3- Considere os carregadores

Além da diminuição do tempo de recarga, os carregadores de automóveis elétricos também trazem mais segurança para o consumidor. Porém, mesmo no caso de wallbox, é importante a análise técnica para a sua instalação, algo que evita futuros problemas de distribuição de energia na sua casa.

“Uma das grandes vantagens desses carregadores é o fato de eles possuírem uma instalação elétrica própŕia, algo que dá mais segurança para os consumidores”, ressalta David. “Além disso, eles funcionam com voltagens variadas (de 220v a 380V) e com correntes que variam entre 16A e 32A.”

4- Baterias dos carros elétricos são seguras

Outro ponto importante a ser destacado é a segurança das baterias dos carros elétricos. O especialista afirma que não há motivos para se preocupar com elas. Além disso, segundo um estudo realizado pela Universidade de Tecnologia de Graz, na Áustria, as baterias se tornam cada vez mais seguras durante o tempo. 

A análise constatou que as acelerações e vibrações do veículo não afetam o comportamento e nem o desempenho durante a utilização.

(Foto: Pixabay)

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

wpDiscuz
Sair da versão mobile