Tudo o que você precisa saber antes de a usar um veículo elétrico como fonte de energia para residências
Vai usar um veículo elétrico como fonte de energia para residências? Veja quais as dicas dos especialistas sobre o tema e use o recurso com segurança.
Entre as funcionalidades do veículo elétrico está o uso como fonte de energia para residências. No entanto, é necessário estar atento às orientações de segurança para o uso correto da bateria.
Como usar veículo elétrico como fonte de energia para residências corretamente?
O diretor-executivo da multinacional SolaX Power, Gilberto Camargos, alerta para a prática, que embora seja uma “mão na roda”, pode trazer danos materiais e até colocar segurança das pessoas se não for usada de forma correta.
“Essa prática é possível, porém, para realizá-la, é necessário utilizar os carregadores veiculares que têm a função bidirecional. Esse tipo de equipamento permite não só carregar a bateria do veículo elétrico, mas também retirar energia da bateria do automóvel e devolvê-la à rede quando necessário, por exemplo, no caso da falta de fornecimento de energia para a residência”, explica Gilberto.
Gilberto ressalta as inúmeras vantagens do carregamento bidirecional dos veículos elétricos, no entanto a segurança precisa estar em primeiro lugar.
O primeiro cuidado é não fazer qualquer ajuste ou ligação que não esteja de acordo com as instruções do fabricante do veículo ou dos carregadores veiculares. Do contrário, essa prática perigosa pode causar acidentes ou até mesmo danificar o veículo.
Além disso, é fundamental a instalação correta dos carregadores e demais componentes para a segurança dos usuários e a integridade dos equipamentos.
Norma ABNT NBR 17019:202
Para orientar os proprietários, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou a norma ABNT NBR 17019:2022, que define os padrões para a instalação elétrica fixa destinada a fornecer energia aos veículos elétricos.
Leia também:
Eduardo Nicol, diretor de operações da Renew Energia, enfatiza a necessidade de realizar todos os procedimentos de forma segura, a fim de preservar o patrimônio e a vida.
“Muitas pessoas acreditam que instalar um carregador veicular é só plugar na tomada, mas não é bem assim, porque o veículo elétrico será carregado em diversas condições de clima, seja com chuva, seja com sol. E, muitas vezes, é preciso proteger o veículo e a própria residência de acidentes como incêndios”, alerta Nicol.
Ele também ressalta que a instalação de todos os equipamentos deve ser feitas por profissionais capacitados e empresa habilitada para este tipo de serviço.
Além disso, é preciso observar a distância entre os veículos e o local onde ficará o carregador.
“Hoje, o padrão utilizado é de que essa distância seja de cinco metros. Assim como a localização do carregador, é importante que o técnico habilitado inclua na instalação uma estrutura para evitar que animais ou crianças tenham contato com os cabos, assim como uma caixa de proteção para o equipamento”, esclarece.
Por fim, o especialista explica que os carregadores usados devem ser aqueles projetados para resistir a água e ter o isolamento adequado para evitar choques elétricos.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.