Tudo o que já sabemos sobre o novo Volkswagen Tera e sua chegada no Brasil
VW prepara novo SUV para o mercado brasileiro. Tudo o que já sabemos sobre o novo Volkswagen Tera e sua chegada no Brasil.
A VW está preparando mais um carro para o mercado nacional. O Volkswagen Tera chega no mercado brasileiro ampliando a família de SUVs da marca alemã com uma proposta mais moderna para o mercado mais competitivo do país.
O que já sabemos sobre o Volkswagen Tera
Com lançamento previsto para 2 de março, o Tera vai ocupar um espaço estratégico entre Polo e T-Cross. O modelo é construído sobre a plataforma MQB A0, a mesma utilizada em Polo, Virtus e T-Cross.
As dimensões serão semelhantes às dos “irmãos”, com entre-eixos de 2,56 m. O design, ainda envolto em mistério, é inspirado no Tiguan europeu, com destaque para uma grande grade frontal e faróis afilados com contornos de LEDs.
No entanto, o acabamento será mais simples que o do Nivus, sugerindo um preço mais competitivo para o lançamento.
O Tera terá duas opções de motor. A primeira é o atual 1.0 MPI presente nas versões de entrada do Polo. Este propulsor aspirado flex de 3 cilindros é um dos mais potentes da categoria, oferecendo 84 cv.
Além dele, a marca confirmou o motor TSI 170, também de 3 cilindros. Este motor entrega 116 cv e 16,8 kgfm de torque.
O modelo terá câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis velocidades, mas não especificou em quais versões.
O que já sabemos é que a versão mais completa do SUV terá o nome “High”, seguindo o padrão do antigo VW Up!. Essa nomenclatura é uma simplificação de “Highline”, que tradicionalmente identifica as versões topo de linha da montadora alemã.
Os itens de série ainda são um segredo, mas conforme apurou o Autos Segredos, o Tera será equipado com sistemas ADAS de série em toda a linha. Entre os recursos cotados estão frenagem de emergência, detector de fadiga e controle de cruzeiro adaptativo (ACC).
O assistente de manutenção de faixa somente na versão High, e como opcional.
Produção em Taubaté
O Tera será produzido na fábrica de Taubaté (SP), de onde atualmente sai o Polo. Em agosto de 2024, a Volkswagen anunciou que a unidade receberia parte dos 13 bilhões de reais de investimentos.
Na ocasião, a montadora confirmou que o novo carro desenvolvido na planta de Taubaté será “um automóvel inédito e 100% desenvolvido no Brasil”. Também informou que pretende lançar modelos híbridos e modelos 100% elétricos, mas não se aprofundou no tema.
Eai, o que espera do lançamento da Volkswagen? Responda nos comentários!
Leia também: Volkswagen só terá novos carros elétricos em 2027
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.