Trump bate o martelo e encerra meta de 50% de carros elétricos
Trump bate o martelo e encerra meta de 50% de carros elétricos. Veja quais os decretos do novo presidente relacionados ao eletrificados.
Em seu primeiro dia no novo mandato, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou uma série de decretos. Um deles é a revogação do plano de meta de 50% de carros elétricos até 2030.
Ao todo, Trump revogou 78 ações do seu antecessor, Joe Biden, algumas voltadas para o benefício do meio ambiente, como a retirada dos EUA do Acordo de Paris e a saída da Federal Reserve da coalizão global sobre risco climático.
Trump revoga decreto para meta de 50% de carros elétricos
A medida que tinha sido estabelecida no governo Biden tinha como objetivo reduzir a quantidade de emissões.
Na ocasião, foi apresentado o plano de US$ 1,7 bilhão para fomentar e converter as fábricas de automóveis fechadas ou em risco de fechamento para a produção de veículos elétricos e híbridos.
Biden também implementou normas mais rígidas para os escapamentos de caminhões e carros de passeio, a fim de impulsionar o mercado automotivo do país para a eletrificação da frota.
Além disso, iniciou o processo de proibição da comercialização de carros novos a gasolina no estado da Califórnia até 2035.
O que muda
Com a “canetada”, Trump reverteu a ordem executiva de 2021 para chegar a metade dos veículos novos vendidos elétricos até 2030.
“Com minhas ações de hoje, encerraremos o Green New Deal e revogaremos o mandato do veículo elétrico, salvando nossa indústria automobilística e mantendo minha fiel promessa aos meus grandes trabalhadores automobilísticos americanos”, enfatizou Trump na Capitol One Arena.
O presidente recém-eleito também agradeceu aos trabalhadores da indústria automobilística por seu “inspirador voto de confiança”. “Fizemos um tremendo trabalho com o voto deles”, acrescentou.
“Em outras palavras, vocês poderão comprar o carro de sua escolha. Construiremos automóveis na América novamente a uma taxa que ninguém poderia ter sonhado ser possível há apenas alguns anos.”
Trump ainda justificou “ Os Estados Unidos não vão sabotar nossas próprias indústrias enquanto a China polui impunemente”.
Entidades ambientalistas condenam ação
Dan Becker, diretor da organização ambiental sem fins lucrativos Center for Biological Diversity ao The Guardian disse ao The Guardian que as revogações de carros limpos vão desencadear um mercado com carros mais caros, mais poluição e redução da competitividade da indústria norte – americana.
“Nossos filhos e todos que respiram pagarão o preço por essas revogações politicamente motivadas das proteções para o nosso ar e o clima”, disse.
O que achou da revogação de Trump? Responda nos comentários!
Leia também: Quantos carros elétricos têm no Brasil em 2025
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.