TRT proíbe demissões e Ford retoma parte da produção

A Ford retomou parte de sua produção no Brasil na última segunda-feira (22). As plantas de Taubaté (SP) e Camaçari (BA) retomaram a fabricação após algumas questões judiciais e acordos com sindicatos.

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Ford retoma produção

A fabricante também foi proibida de realizar demissões em massa pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT). O TRT já havia entrado com uma liminar no início de fevereiro para suspender o processo de demissão. Nesta segunda-feira, a desembargadora Maria da Graça Bonança Barbosa manteve a decisão.

De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região (Sindmetau), a decisão do tribunal manteve a obrigatoriedade do pagamento dos salários e licenças para os profissionais da fábrica do interior paulista. A Ford também está proibida de apresentar propostas individuais aos trabalhadores e de vender o maquinário da fábrica.

Essas questões judiciais foram geradas por conta das estabilidades firmadas pela Ford com os sindicatos de Taubaté e Camaçari. Na planta paulista, o acordo prometia manter os funcionários até 31 de dezembro de 2021. Já na unidade baiana, foi assinado em 2020 um termo de estabilidade de quatro anos.

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Acordo

No último dia 18 de fevereiro, Ford e Sindmetau chegaram a um acordo com a direção mundial da fabricante. Ele firmou a volta da produção, que retornou com cerca de 130 funcionários e deve convocar até 330 trabalhadores até o fim desta semana.

Ao todo, a fábrica de Taubaté conta com 830 funcionários. Os que não forem convocados permanecerão em licença remunerada, com salários e benefícios garantidos, segundo o sindicato.

Em Camaçari (BA), serão 700 funcionários de volta ao trabalho pelos próximos três meses, mas o acordo pode ser prorrogado por mais um mês, segundo uma reportagem da TV Bahia, afiliada da Rede Globo.

Na próxima quinta-feira (25), a diretoria global da Ford fará uma reunião com o Sindmetau para tratar sobre o fechamento das fábricas. Esta será a primeira vez que representantes globais da empresa se reunirá com o sindicato desde o anúncio do encerramento das atividades no Brasil, em 11 de janeiro.

Escrito por

Leo Alves

Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.

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