Troca online de carros: especialista dá dicas para ter sucesso e não entrar em “furada”

A pandemia ainda causa impactos sobre o setor automotivo. Com isso, cresceu o serviço de troca de carros virtual, ou seja, consumidores passaram trocar de carro pela internet. Mas, é preciso ter cuidados para para ter sucesso nesse processo e não acabar entrando em “furadas”. Por exemplo, especialistas da plataforma Dryve deram algumas dicas importantes para o Garagem360. Veja a seguir.

(Imagem: Reprodução)

5 dicas importantes na hora de trocar de carro pela internet

Apesar do contexto não ser o mais favorável para a compra, Daniel Abbud – CEO da Dryve vê na troca uma oportunidade para quem deseja ter um novo automóvel na garagem. O especialista elenca as principais etapas para se obter sucesso em uma troca de carro 100% online. Confira.

1 – Defina o seu objetivo – O primeiro passo para ter sucesso na mudança de um veículo é ter em mente o seu objetivo final. Em outras palavras, é preciso, antes de tudo, definir o modelo de interesse. Nesta etapa, a sugestão é que se reflita sobre as reais necessidades que motivam a troca. Outro ponto importante é pensar no seu perfil como motorista: solteiro, se tem família, etc.

VEJA TAMBÉM

2 – Pesquise o mercado –  Depois de definir as suas preferências, vem a etapa da pesquisa, a fim de encontrar as melhores ofertas. A dica para otimizar o tempo é ir em busca de “marketplaces” (como são chamadas as plataformas digitais de venda) do setor automotivo. Essas plataformas costumam reunir milhares de anúncios em um único local, que em alguns casos já foram filtrados para evitar a ocorrência de golpes, aumentando a segurança no momento da troca.

(Foto: Pixabay)

3 – Priorize um ambiente seguro – Para a troca do automóvel em um ambiente digital, Abbud sugere que se consulte os aplicativos do segmento, pois “essas plataformas também usam a tecnologia a favor do consumidor, sendo possível identificar melhores formas de pagamento e os serviços necessários para o veículo, além de detectar falsos anúncios, resultando em ganho de tempo e melhor jornada de compra para o usuário”.

(Imagem Ilustrativa)

4 – Investigue o vendedor – Em negociações virtuais, é preciso estar ainda mais atento para evitar a ocorrência de golpes. “Infelizmente, no momento não existe um órgão fiscalizador em que o consumidor possa checar a procedência do local da troca”, ressalta o especialista. Portanto, o ideal é pedir o CNPJ para o vendedor a fim de checar sua regularidade no site da Receita Federal ou no Serasa. Outra dica é realizar uma checagem em sites como o Reclame Aqui. Por fim, também é prudente consultar a placa do veículo no Detran.

5 – Valorize o seu automóvel – Para garantir uma boa troca e não ter o seu carro usado desvalorizado, é necessário que todas as revisões e manutenções preventivas tenham sido feitas. Também é importante cuidar da aparência e interior do veículo, visto que a primeira impressão é decisiva. Para alcançar a melhor avaliação possível, é fundamental que o carro esteja limpo, sem riscos e amassados, além de ter pneus novos.

( Foto: Shutterstock )
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
Fechar
Sair da versão mobile