Trocar bateria de carro elétrico em 5 minutos? Já é possível e revelamos como!
Veja como a troca rápida de baterias promete transformar o mercado de carros elétricos e resolver um dos maiores desafios da tecnologia
Carro elétrico ainda é sinônimo de tempo perdido para muitos motoristas. Afinal, esperar horas para carregar a bateria não é a melhor experiência, não é mesmo?
Mas e se, em vez de esperar, você pudesse trocar a bateria do seu carro em menos de 5 minutos? Pois é, isso já é uma realidade. A Nio, uma gigante chinesa de carros elétricos, está investindo em estações de troca de baterias que podem transformar essa espera longa e frustrante em algo rápido, eficiente e muito mais prático.
Acompanhe o Garagem360 e veja mais detalhes!
Como funciona a troca de baterias em 5 minutos?
O conceito de “pit stop” para carros elétricos já é uma realidade em algumas partes do mundo. A Nio, empresa especializada em carros elétricos, introduziu as Power Swap Stations, estações que realizam a substituição total da bateria em menos de cinco minutos.
A princípio, o processo é totalmente automatizado, sem que o motorista precise sair do carro. Essas estações funcionam de forma tão eficiente que podem ser instaladas até em estacionamentos de shoppings.
No momento em que o carro chega à estação, sensores se comunicam automaticamente com a cabine e posicionam o veículo de forma precisa. Em seguida, braços mecânicos desparafusam a bateria descarregada e a substituem por uma totalmente carregada, tudo em um processo rápido e eficiente.
Bateria por assinatura pode reduzir custos para o consumidor
E não para por aí. A Nio também oferece a opção de bateria por assinatura, o que pode tornar a compra do carro elétrico ainda mais acessível.
No modelo tradicional, a bateria é uma das partes mais caras do veículo. No entanto, com a assinatura, o motorista paga um valor mensal para ter a bateria e a possibilidade de trocá-la sempre que necessário.
Esse modelo oferece uma redução significativa no preço do carro novo, uma vez que a bateria fica sob a responsabilidade da montadora.
Atualmente, o custo da assinatura fica em torno de R$ 900 mensais, mas a empresa garante que a troca da bateria ocorre sempre com módulos de células verificadas, garantindo que o veículo mantenha sua autonomia ao longo do tempo.
Além disso, a Nio realiza um controle rigoroso, garantindo a qualidade das baterias, com robôs substituindo células defeituosas.
Vantagem para montadoras e meio ambiente
Por trás dessa tecnologia, há uma verdadeira revolução no modelo de negócios das montadoras. Com a troca rápida de baterias, a Nio consegue reduzir o custo de produção dos carros e aumentar a quantidade de vendas, já que os consumidores têm acesso a preços mais baixos, além da possibilidade de obter descontos generosos.
Ou seja, a vantagem econômica é clara: o modelo de bateria por assinatura garante receita recorrente para a montadora.
E quando falamos de sustentabilidade, a Nio também está inovando. O uso de energia renovável e o armazenamento de baterias em horários ociosos, como à noite, aproveita o desperdício de energia e contribui para a redução da pegada de carbono. A montadora está se posicionando como uma verdadeira parceira do meio ambiente.
Bateria de carro elétrico por assinatura vai chegar ao Brasil?
Você deve estar se perguntando: “Mas, isso vai chegar ao Brasil?” A resposta é sim. A Nio já está expandindo suas Power Swap Stations para países como Noruega, Alemanha, Suécia e Emirados Árabes Unidos, com planos de alcançar 1.000 pontos até o final de 2025.
Então, se tudo correr conforme o planejado, em pouco tempo, motoristas de carros elétricos terão a opção de trocar a bateria de maneira prática, rápida e com um custo reduzido.
Veja também: Gasolina vai ficar mais cara e a culpa é do Trump
Além da Nio, outras gigantes estão se unindo à tendência das trocas de baterias. A CATL, maior fabricante de baterias automotivas do mundo, anunciou uma parceria com a Nio para criar um padrão global para a troca de baterias.
O objetivo é permitir que diferentes marcas de carros possam adotar esse sistema sem estarem restritas a uma única montadora. Isso significa que, no futuro, será possível ter estações de troca de baterias disponíveis para carros de diversas marcas, tornando o serviço ainda mais acessível e abrangente.
Gostou da ideia de trocar a bateria do seu carro elétrico em apenas 5 minutos? Comente abaixo sua opinião sobre esse novo modelo!
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fez da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.