Triumph elétrica: protótipo elétrico completa a fase final de testes

O protótipo da Triumph completou última fase de projeto. A "Triumph elétrica" será desenvolvida em colaboração com Williams (a mesma da F1).

Triumph TE-1 (Foto: Divulgação/Triumph)

O protótipo elétrico TE-1 da Triumph, desenvolvido em colaboração com a Williams Advanced Engineering, Integral Powertrain Ltd e com a WMG na Universidade de Warwick, completou sua quarta e última fase do projeto – os testes ao vivo.

Assista no vídeo a seguir:

O projeto da Triumph TE-1 teve início 2019. A marca britânica pretende arrebatar o público com um modelo que não apenas inove em tecnologia da eletrificação, mas que também seja viável economicamente.  A ideia é que a moto – em vez de ser um produto exclusivo, sofisticado, excessivamente caro – seja acessível a uma grande parte dos motociclistas.

O protótipo de moto elétrica traz ao mundo duas rodas uma série de inovações em engenharia e design. A bateria de última geração e seu sistema de propulsão elevam o nível de desempenho, a eficiência e a autonomia das motocicletas elétricas.

Conheça os detalhes da TE-1, a moto elétrica da Triump

A moto está sendo desenvolvida por meio de cooperação da Triumph com a Williams Advanced Engineering, Integral  Powertrain Limited e o Warwick Manufacturing Group (WMG) na Universidade de Warwick. O WMG também recebeu financiamento do Office for Zero Emission Vehicles – o departamento britânico de fomento de veículos com emissão zero.

Cada parceiro teve a missão de aplicar seus conhecimentos específicos em áreas do projeto da TE-1. A Triumph foi a responsável pelos itens comuns à sua rotina de fabricante de motocicletas – como o chassi, o sistema de acionamento (incluindo transmissão e a tração de correia Gates Carbon), a eletrônica, a suspensão Öhlins, os freios Brembo M50 e o software de controle.

Já a parte de bateria, refrigeração e unidade de controle ficou a cargo da Williams (a mesma empresa que possui equipe de Formula 1), enquanto a Integral Powertrain cuidou da motorização elétrica e seu sistema de refrigeração.

A WMG foi a responsável pela simulação final – com testes que mostraram que o projeto está no caminho certo de acordo com o cronograma pretendido pela equipe, incluindo desempenho e durabilidade esperados.

Sobre a bateria, a Triumph afirma que, no modo de carregamento rápido, 80% da carga estarão disponíveis em apenas 20 minutos.

Triumph elétrica

Um dos grandes avanços no desenvolvimento do projeto diz respeito ao peso do motor elétrico. São apenas 10 quilos, muito menos do que pesa qualquer motor a combustão numa moto do mesmo tamanho. O propulsor elétrico desenvolve o equivalente a 174 cv de potência.

Trata-se de um desempenho muito bom não apenas no segmento de motos elétricas – é superior, também, a motores a combustão de modelos da própria Triumph (o da Tiger 1200, de 1.160 cm³, gera 150 cv).

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

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