Trava de segurança para carro: como funciona?
Travas, alarmes e bloqueadores são algumas das soluções para quem não tem serviço de segurança automotiva e precisa proteger seu patrimônio.
Em um mundo tão violento como o de hoje, várias são as saídas usadas para reforçar a segurança dos veículos.
Travas, alarmes e bloqueadores são algumas das soluções para quem não tem seguro automotivo e precisa proteger seu patrimônio como é possível.
Nesse sentido, traremos a seguir informações sobre uma dessas opções para lidar com a criminalidade.
Como funcionam as travas de segurança
As travas de segurança atuam na proteção do veículo impedindo o acesso ao volante ou até mesmo bloqueando o uso também dos pedais.
Assim, de acordo com a crescente demanda deste item no mercado, não existe apenas um tipo, mas alguns modelos distintos de travas automotivas.
Nesse sentido, antes de comprar uma trava para seu carro, leia as instruções do item, assim como analise a compatibilidade com o veículo.
Outro ponto importante destes produtos é o material de acabamento. Ou seja, é importante analisar os tipos mais resistentes disponíveis para uma melhor experiência, além de evitar que o pior aconteça: seu veículo seja roubado ou furtado.
Preços das travas de segurança
É simples encontrar na internet vários tipos de travas automotivas. Da mesma forma, o preço desses itens variam de acordo com fabricante, tipo de trava e acabamento.
O modelo do carro é outro fator que pode influenciar o preço do produto. No entanto, há também um modelo genérico deste item de produção, a ”trava universal”, que serve para vários veículos e é muito buscado nas várias lojas virtuais e físicas. Os valores de travas automotivas variam de R$ 44,00 a R$ 299,00, de acordo com o modelo encontrado.
Ideal mesmo é um seguro
Segundo o IBGE, Brasil tem 64 roubos e furtos de veículo por hora. Neste contexto, o seguro automotivo ainda é a principal defesa contra a violência, principalmente nos grandes centros, já que a proteção do patrimônio é garantida em muitos casos.
Dentro das várias modalidades de seguros existentes no mercado, é importante optar por uma categoria que englobe roubos e furtos. Apesar disso, o grande vilão dessa história costuma ser o valor dos seguros.
Outro fator que muda muito dependendo do perfil do cliente, os seguros automotivos levam em conta dados como: idade, sexo, local de residência, tipo de veículo, rotina, entre outros fatores na hora de estipular um valor.
Dessa forma, quanto mais exposto à violência estiver o cliente, mais caro fica a proteção. Recentemente, o seguro auto ficou ainda mais caro. Veja quanto aumentou.
Números de roubos e furtos
Segundo a TEx, empresa de soluções para o mercado de seguros automotivos, aumentaram os índices de roubo e furto na cidade de São Paulo.
Segundo a empresa, o aumento de 14% nos números do ano passado em relação a 2021 é outro fator que contribui para a alta dos preços dos seguros.
Os números dessa região são um marco importante, já que a região Sudeste do país é a mais afetada nesse contexto.
Veja também: regras, valores e planos na hora de alugar um carro.
Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.