Volkswagen: veja toda gama de transportes híbridos e elétricos da empresa

Os modelos de transportes híbridos e elétricos estão aparecendo no catálogo da Volkswagen como uma solução para a mobilidade urbana. Caminhões, ônibus, patinetes e bicicletas são alguns dos meios que podem ser revolucionários em um futuro próximo.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.

Essas mudanças indicam que a empresa está de olho na agenda global de redução de emissões e busca matrizes energéticas renováveis para atender as demandas mundiais.

LEIA MAIS: Veículos elétricos portáteis garantem mais segurança aos usuários durante pandemia
Veículos elétricos: o que levar em consideração antes de adquirir um

Transportes híbridos e elétricos

Ônibus e caminhões

A empresa foi a primeira fabricante a testar, em condições reais de operação, um caminhão elétrico no Brasil. O e-Delivery já rodou mais de 22 mil quilômetros em testes de engenharia na cidade de São Paulo.

Com esse teste, mais de 16 toneladas de CO² deixaram de ser emitidas na atmosfera e, até agora, o e-Delivery deixou de consumir mais 5 mil litros de diesel.

O caminhão elétrico é recarregado com 100% de energia elétrica proveniente de fontes limpas, como eólica e solar. Além disso, 43% de sua energia provém do próprio sistema regenerativo de freios do veículo.

Além disso, no ramo de transporte de passageiros, caso dos ônibus, por exemplo, a empresa realiza testes com o protótipo e-Flex, com tecnologia híbrida que pode combinar a propulsão elétrica a motores flex ou até GNV.

Golf GTE

O Golf GTE une o desempenho com eficiência energética. Pode ser conduzido no modo totalmente elétrico por cerca de 50 km, de acordo com o ciclo europeu (NEDC). Isso atende a demanda de sete em cada 10 pessoas que vivem nos grandes centros urbanos.

O cliente pode rodar todos os dias sem emitir CO2, sem ruído e gastando muito menos. Para rodar 50 km por dia, é preciso desembolsar apenas R$ 5, de acordo com o preço estimado da energia na região Sudeste.

Micromobilidade

Na Europa, há uma tendência para o investimento no que é chamado de “Last Mile Run”. Ou seja, o percurso final em que as pessoas percorrem até o trabalho todos os dias. O Golf GTE permite chegar até o centro urbano no modo puramente elétrico.

A partir daí, o cliente pode optar pelo patinete elétrico ou a bicicleta elétrica, que atendem as demandas nos grandes centros urbanos, integrando a mobilidade. É a solução ideal para uma cidade como São Paulo, por exemplo.

Com desenho de estilo “mountain bike”, a bicicleta elétrica tem motor elétrico de 350W e atinge velocidade máxima de 25 km/h no modo elétrico, com autonomia de 30 km.

O patinete também tem motor elétrico de 350W, com autonomia de 20 km. A velocidade máxima é de 25 km/h – o freio na roda traseira é a disco. Sua capacidade de peso é de 100 kg.

Recarga ultrarrápida 

A Volkswagen, juntamente com Audi e Porsche, firmou em outubro uma parceria com a EDP para a instalação de 30 novas estações de recarga de veículos elétricos no País.

Serão 29 postos de 150kW e um posto de 350kW – capazes de reabastecer a bateria de um carro elétrico rapidamente – e mais 30 equipamentos de 22kW (AC).

Assim, cada ponto de recarga terá uma estação ultrarrápida e uma semirrápida. Elas serão instaladas nas rodovias Tamoios, Imigrantes, Carvalho Pinto, Governador Mário Covas, Dom Pedro, Washington Luís e Régis Bittencourt.

Esta rede será interligada a outras já existentes no País, conectando um total de 64 pontos de carregamento, formando um corredor de 2.500 km de extensão, ligando os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Espírito Santo e Santa Catarina.

Carros elétricos e híbridos que rodam pelo mundo

Tendência mundial, a frota de carros elétricos e híbridos não para de crescer. Com o Salão de Genebra se aproximando, é certo que a maioria das fabricantes vai dedicar algum espaço em seus estandes para modelos com essas características. Nesta galeria especial do Garagem360, confira os principais modelos que rodam pelo mundo.

Escrito por

Erica Franco

wpDiscuz
Sair da versão mobile