Transferência de veículo via app: veja o passo a passo

Mudar o carro de nome não é das coisas mais práticas, mas isso vai mudar com o novo serviço de transferência de veículo via app. Veja!

Mudar o carro de nome geralmente não é das coisas mais práticas da rotina de ninguém, porém isso pode mudar desde já com o novo serviço de transferência de veículo via app. Veja como funciona.  

Foto: Joédson Alves

Transferência de veículo via app

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo anunciou nesta semana um novo serviço para transferência de veículo via app. 

O sistema visa facilitar a vida do cidadão com a possibilidade de mudança de propriedade dos veículos em ‘’poucos minutos’’ e por meio de um aplicativo. 

A ‘’TDV – Transferência Digital de Veículos’’ é uma nova função do app Poupatempo SP.GOV.BR, desenvolvido pela Prodesp, empresa de tecnologia da informação que atua para o Governo do Estado de São Paulo. 

Usuários de smartphones, seja ele com sistema operacional Android ou IOS, podem acessar o serviço. 

São Paulo será o primeiro estado do país a oferecer a transferência de veículos totalmente eletrônica.  

Processo ‘’dinâmico e seguro’’

Segundo o Detran-SP, o serviço de transferência via aplicativo vai tornar esse processo mais ‘’dinâmico e seguro’’. 

disponível no aplicativo do Poupatempo, a função está em destaque na página inicial, logo após o acesso através de cadastro no Gov.Br. 

Ao selecionar o serviço, o usuário precisa informar se vai comprar ou vender um veículo e preencher os dados sobre o automóvel. 

Para concretizar a operação de compra ou venda, o veículo negociado precisa estar em dia, não podendo haver débitos em aberto de IPVA, multas ou licenciamento, por exemplo. 

Com novo serviço, proprietários reduzirão burocracia no processo de transferência de veículos (Foto: Divulgação)

Fases da transferência por app

A Transferência Digital de Veículos acontecerá em três fases, com a primeira já iniciada e direcionada às negociações entre pessoas físicas e modelos fabricados após 2021. 

Na sequência, a segunda fase contemplará vendedores ‘’pessoas jurídicas’’ e por fim, na terceira fase, que incluirá a desmaterialização, quando proprietários de veículos fabricados antes de 2021, portadores do CRV “verde”, poderão fazer previamente a conversão dos documentos para o formato eletrônico nos cartórios e concluir a transferência. 

Veja também: Compra e venda de veículos: valores da trasnferência de propriedade 

Foto: Divulgação

Passo a passo da nova transferência digital

  • Baixar o aplicativo do Poupatempo (comprador e vendedor)

  • Certificar que o veículo negociado possui CRVe digital a partir de 2021

  • Garantir que o proprietário tenha realizado a vistoria do veículo há no máxima 60 dias

  • Acessar no app a aba ‘’Transferir Propriedade de Veículo’’ 

  • Seguir para ‘’CRVe Digital’’ e depois ‘’Atestado de inspeção veicular em empresa credenciada’’

  • Confirmar assinatura eletrônica automática

  • Concluir solicitação clicando em ‘’Registro de intenção de venda/compra do veículo realizado pelo comprador e vendedor’’

Segundo o Detran-SP, nesta primeira fase a expectativa é de facilitação de até 70 mil transferências mensais de veículos em todo o Estado de São Paulo

Com a chegada das fases seguintes, o órgão prevê 500 mil transações mensais.

Escrito por

Gervásio Henrique

Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.

wpDiscuz
Sair da versão mobile