Relembre a trajetória de Ayrton Senna na Fórmula Ford
Tricampeão mundial na Fórmula 1, Ayrton Senna marcou época e se tornou um dos maiores nomes do esporte a motor mundial.
Tricampeão mundial na Fórmula 1, Ayrton Senna marcou época e se tornou um dos maiores nomes do esporte a motor mundial. Depois de fazer sucesso no kart, ele revelou seu talento na Fórmula Ford, tradicional categoria formadora de pilotos, de onde seguiu para a Fórmula 3, antes de conquistar as pistas da categoria principal do automobilismo.
Senna entrou na Fórmula Ford 1600 inglesa em 1981, aos 21 anos. Sua corrida de estreia foi em Brands Hatch, em 1° de março de 1981, onde duas semanas depois conquistou a primeira vitória. A coroa de louros dessa prova foi guardada como relíquia na sede da equipe Van Diemen, em Snetterton, pelo chefe Ralph Firman.
O balanço da primeira temporada deixou claro o brilhantismo de “Da Silva”, como ainda era chamado na época pelos jornalistas europeus, o que deu origem ao trocadilho “Silvastone” nas suas grandes conquistas em Silverstone. Com 12 vitórias nas 20 provas disputadas, conquistou com antecedência os títulos Townsend Thoresen e RAC British. Para dar espaço à habilidade dos pilotos, todos corriam em monopostos similares, com motor Ford “Kent” 1.6 de cerca de 125 cv e sem asas aerodinâmicas.
No ano seguinte, Ayrton subiu de categoria, disputando os campeonatos britânico e europeu da Fórmula Ford 2000. Com carros mais rápidos, equipados com motor 2.0, asas dianteira e traseira e pneus slick, ele começou fazendo pole position, vitória de ponta a ponta e volta mais rápida nas primeiras seis corridas do ano.
Além de vencer os títulos inglês e europeu da Fórmula Ford 2000, Ayrton terminou a temporada quebrando todos os recordes: 22 vitórias (9 delas consecutivas), 18 poles, 22 voltas mais rápidas e 516 pontos conquistados em apenas 28 provas.
Outro feito do piloto brasileiro foi ter vencido corridas em dias seguidos e em pistas diferentes. Depois de triunfar no autódromo de Oulton Park no sábado, 27 de março, no norte da Inglaterra, viajou 212 km para correr em Silverstone, no centro do país, onde venceu outra vez no domingo. Ele foi o último brasileiro campeão da Fórmula Ford, depois de Nelson Piquet e do grande pioneiro, Emerson Fittipaldi.
Ainda em 1982, Senna venceu no final do ano uma prova extra-campeonato de Fórmula 3 inglesa, mostrando suas credenciais na categoria para a qual mudou no ano seguinte e também venceu. Em 1984, iniciou a carreira vitoriosa de dez anos na Fórmula 1, que todos lembram com emoção, com 41 vitórias e três títulos mundiais.
No Brasil
A Fórmula Ford também foi realizada no Brasil de 1971 a 1996, com regulamento baseado no campeonato inglês. Além de corridas em Interlagos, São Paulo, e autódromos de Curitiba, Rio de Janeiro e Fortaleza, nos anos 1980 e 1990 a categoria reviveu uma tradição do esporte no país: corridas em pistas de rua, em cidades sem circuitos permanentes.
Nesses 25 anos, a Fórmula Ford brasileira também foi o início de carreira dos pilotos Alex Dias Ribeiro, Luciano Burti, Gil de Ferran, Christian Fittipaldi e Rubens Barrichello, que depois chegaram à Fórmula 1.
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Na galeria, relembre alguns bólidos marcantes da F1.
Carros Históricos F1: Lotus 49: em 1967, Colin Chapman apresentou ao mundo o inovador Lotus 49; ele trouxe novos conceitos para a F1, sendo o primeiro carro a exibir uma marca de patrocínio; também ajudou a popularizar os aerofólios na categoria, além de mudar a posição dos radiadores da frente para as laterais, conceito usado até hoje |Foto: jimculp@live.com / ProRallyPix via VisualHunt.com / CC BY-NC-ND
Lotus 72: outra obra prima de Colin Chapman, o Lotus 72 inovou a aerodinâmica da F1; foi o carro que deu ao brasileiro Emerson Fittipaldi seu primeiro título na categoria, em 1972 |Foto: Plbmak via Visual Hunt / CC BY-NC-ND
McLaren M23: lançado durante a temporada de 1973, o bólido foi responsável pelo primeiro título de pilotos da equipe um ano depois, nas mãos de Emerson Fittipaldi, que se sagrou bicampeão do mundo; em 1976, deu a James Hunt seu único título de pilotos; foi aposentado em 1977 | Foto: Sum_of_Marc via Visual Hunt / CC BY-NC-ND
Lotus 79: Colin Chapman realmente era um visionário e, em 1978, apresentou o inovador Lotus 79, que tinha seu assoalho em formato de asa invertida, sendo o primeiro carro da categoria com o recurso; o resultado foi o título de pilotos, com o norte-americano Mario Andretti, e o de construtores para a escuderia | Foto: bobaliciouslondon via Visualhunt.com / CC BY
Renault RS10: em 1979, a Renault entrou pela primeira vez na F1; embora nunca tenha sido campeã do mundo, a máquina foi a responsável por inaugurar a primeira era turbo da categoria, que durou até 1988 |Foto: bibendum84 via Visual Hunt / CC BY-SA
Lotus 99t: último carro guiado por Ayrton Senna na Lotus, o 99t foi o primeiro a utilizar a suspensão ativa; apesar de a inovação não ter feito muito sucesso, ajudou o piloto brasileiro a conquistar suas últimas vitórias pela equipe |Foto: BYSER via VisualHunt / CC BY
McLaren MP4-4: em 1988, a McLaren contratou Ayrton Senna para ser seu piloto, ao lado do bicampeão do mundo Allain Prost, formando uma das maiores rivalidades da história da categoria; arrasador, o MP4-4 sobrou naquela temporada, vencendo 15 das 16 corridas que disputou, fechando com chave de ouro a era turbo e dando ao brasileiro seu primeiro título|Foto: atomicjam via Visualhunt / CC BY-NC
Williams FW14b: o inglês Nigel Mansell, em 1992, pôde, enfim, comemorar seu título mundial de pilotos; o FW14b venceu 10 das 16 corridas daquele ano, e trouxe inovações como suspensão ativa, cujo conceito foi ampliado depois do Lotus 99t, transmissão semiautomática e controle de tração |Foto: Dan Mumford via Visual Hunt / CC BY-NC-ND
Ferrari F2002: símbolo do domínio que a Ferrari teve no começo dos anos 2000, o F2002 reinou absoluto na temporada daquele ano, vencendo 15 das 17 corridas disputadas e deu ao alemão Michael Schumacher seu quinto título |Foto: alessio mazzocco via Visualhunt / CC BY-NC
Ferrari F2004: mais um carro dominante da Ferrari, o F2004 ajudou Schumacher a conquistar seu sétimo e último título, o quinto consecutivo; com o bólido, o alemão venceu 13 das 18 provas daquela temporada| Foto: emperornie via Visual hunt / CC BY-SA
Red Bull RB7: Sebastian Vettel conquistou seu segundo título a bordo de uma máquina demolidora, em 2011; o RB7 venceu 12 das 19 corridas (sendo 11 com Vettel), além de conseguir 18 das 19 poles possíveis | Foto: nic_r via Visual hunt / CC BY-SA
Mercedes-Benz F1 W05 Hybrid: primeiro carro campeão da nova era turbo da categoria, o bólido que deu o segundo título mundial para Lewis Hamilton conquistou 16 das 19 corridas de 2014, sendo pole em 18 das 19 etapas | Foto: nhayashida via VisualHunt.com / CC BY
Mercedes-Benz F1 W06 Hybrid: carro vencedor de 2015, deu o terceiro título de pilotos ao inglês Lewis Hamilton, o W06 foi tão dominante que conseguiu 16 vitórias em 19 etapas e 18 poles | Foto: nhayashida via VisualHunt.com / CC BY