Trabalhadores da Scania comemoram grande conquista monetária

Os trabalhadores da Scania, uma das principais fabricantes de caminhões com atuação no Brasil terão reajustes salariais. Confira!

Os trabalhadores da Scania, uma das principais fabricantes de caminhões com atuação no Brasil terão reajustes salariais. Confira!

Foto: Divulgação

Trabalhadores da Scania terão reajustes

A última semana de agosto começou bem para os trabalhadores da Scania, fabricante de caminhões bastante popular no país. 

Isso porque, cerca de 5.300 funcionários da montadora sueca terão reajustes salariais com ganho real de 1,2% a partir de setembro. 

Além disso, os respectivos salários serão corrigidos de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado de doze meses. 

As informações são do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. 

Correção salarial

Os salários dos colaboradores da Scania no Brasil receberão a reposição do INPC acumulado nos últimos doze meses, até agosto. Dessa forma, o reajuste deve ser de 4% a 4,15%. 

Para viabilizar o ajustamento, os trabalhadores aprovaram, em assembleia, a proposta de acordo coletivo que vai até 2025. 

A Assembleia Geral de Campanha Salarial foi realizada na última sexta-feira (23), na Regional de Diadema.

Além disso, o pagamento do décimo-terceiro salário será antecipado em abril do ano que vem. 

Já o vale-alimentação passará a ser de R$ 1 mil e não mais R$ 830, por conta da correção de 20%, além da renovação de cláusulas sociais. 

Foto: Adonis Guerra

Scania no mercado brasileiro

Em julho, a Scania foi a quarta fabricante de caminhões com mais vendas no país. 

Foram 1.583 comercializações da montadora sueca e uma participação no setor de 14,2%. 

Já no acumulado de 2024 até aqui (janeiro a julho), a marca conta com 11.050 emplacamentos e participação de mercado de 16,6%. 

No Brasil, a Scania só fica atrás de três fabricantes em vendas de caminhões: Volvo (12.243), Mercedes-Benz (15.582) e Volkswagen (16.977).

Modelo mais vendido 

Entre os modelos da marca que mais se destacam entre o público brasileiro, o R 450 é o veículo de maior destaque em 2024. 

Até aqui no ano, o modelo pesado soma 2.822 emplacamentos (8,2% de participação no mercado). 

Nos últimos dois meses, junho e julho, o Scania R 450 emplacou 355 e 302 unidades, respectivamente.

Scania é a quarta marca de caminhões que mais vende no Brasil (Foto: Reprodução/Fenabrave)

Confira também: Diretores da DAF, IVECO, Mercedes-Benz, Scania, Volvo e Volkswagen abordam os principais desafios do setor de caminhões

Escrito por

Gervásio Henrique

Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.

wpDiscuz
Sair da versão mobile