Trabalhadores da fábrica da Renault no PR entram em greve sem tempo de retorno
Trabalhadores da fábrica da Renault entram em greve: saiba o motivo e o que disse a montadora
A fábrica da Renault, situada em São José dos Pinhais (PR), pausou a sua produção por tempo indeterminado em virtude de uma greve. A seguir, o Garagem360 revela todos os detalhes e os principais impactos.
Quando começou a greve na fábrica da Renault?
Os colaboradores da Renault receberam a notificação da assembleia que foi realizada na última terça-feira (7). A reunião foi feita pelo Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba.
Leia também:
-
GM segue os passos da Ford e resolve sair de 2 países na América do Sul – BR está em risco?
-
BYD já detém 74,49% do mercado de carros elétricos: difícil superar
-
Levantamento aponta o estado com a gasolina mais cara e mais barata do País
O que disse a Renault?
A montadora disse que foi pega de surpresa com o comunicado. Afinal, a Renault já estava em negociações para firmar a renovação do Programa de Participação nos Resultados (PPR) e do Acordo Coletivo de Trabalho.
“A Renault do Brasil informa que em assembleia realizada hoje, (07/05), pelo Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC), foi decretada paralisação das atividades de produção por tempo indeterminado. Recebemos esta informação com surpresa, visto que as negociações para a renovação do PPR e Acordo Coletivo de Trabalho estavam em andamento, e não foi respeitado o prazo legal para aviso de greve. A Renault do Brasil permanece aberta para dialogar.”
Os colaboradores, por sua vez, não aprovaram a cota de participação e, por isso, entraram em greve.
A fábrica de São José dos Pinhais produz os modelos Kwid, Stepway, Kardian, Oroch e Duster.
Funcionários da GM também estão parados
A GM também está com suas atividades suspensas desde o dia 2 de maio, quando iniciou um processo de lay-off programado, que estava agendado para se encerrar no último dia 6 de maio.
Contudo, a Gravataí (RS) suspendeu os trabalhos até a próxima sexta-feira (10), em virtude das fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul.
A expectativa é que o retorno das atividades ocorra já na próxima segunda-feira (13). Isso, é claro, se as chuvas diminuírem na região.
O Garagem360 continua acompanhando as últimas notícias automotivas. Por isso, continue conosco para não perder nenhum detalhe sobre a Renault e das principais montadoras do segmento.
Leia também: As infrações que trânsito que até mesmo os “bons motoristas” comentem