Toyota Yaris X-Way 2022: conheça a versão aventureira do hatch

Lançar uma versão aventureira de um carro é uma estratégia bastante comum (além de útil) das montadoras. Por aqui, eles fazem bastante sucesso desde o século passado. Um deles é o Toyota Yaris X-Way 2022. O carro foi apresentado no começo de 2019. Fabricado em Sorocaba-SP, ele tem como principais concorrentes o Fiat Argo Trekking e Hyundai HB20X, apesar de não ter uma suspensão mais elevada.

Toyota Yaris X-Way 2022

Para se diferenciar da configuração normal do Yaris, o modelo X-Way recebeu algumas mudanças no visual, como não poderia deixar de ser. A marca adicionou apliques no para-choque e no para-lama, rack plástico no teto, frisos nas laterais e rodas de liga leve de 15″ (acabamento de Dual Tone X-Way).

Foto: Divulgação/Toyota Brasil

Você ainda encontra o “logotipo “X-Way” na parte traseiro e nos tapetes dianteiros. Infelizmente, e Toyota não aumentou o espaço entre o carro e o chão (150 mm).

Dentre todos os automóveis da categoria, o Yaris X-Way se destaca como o que tem o maior porta-malas (310 litros). Seu espaço interno e acabamento também podem ser um diferencial. Na linha 2022, ele está custando a partir de R$ 92.690.

 

Foto: Divulgação/Toyota Brasil

O motor utilizado por ele é o 1.5 L Dual VVT-i 16v DOHC Flex. Sua potência máxima é de 105 cv (gasolina) e 110 cv (etanol). Já o torque é de 14,3 kgfm (gasolina) e 14,9 kgfm (etanol). Sua velocidade máxima 173 km/h e acelera 11,8 segundos. Da mesma forma que o resto da gama Yaris, ele usa um câmbio automático de seis velocidades.

Equipamentos de série

Com o preço praticado, o Toyota Yaris X-Way 2022 está posicionado entre os modelos XS Connect e XLS Connect. Assim sendo, não decepciona quando se trata de itens de série.

O carro já traz alguns sistemas pensando na segurança do passageiro. Dentre eles, podemos destacar: airbag duplo, cintos de segurança de três pontos, controle eletrônico de estabilidade, câmera de ré, desembaçador traseiro, faróis de neblina dianteiros, freios ABS com EBD, sistema de assistência ao arranque em subida e controle de tração.

Foto: Divulgação/Toyota Brasil

A gama da Toyota é reconhecida por entregar carros que mantem os ocupantes confortáveis durante o trajeto. Pensando nisso, ele traz: ar-condicionado automático, chave presencial Smart-Entry, coluna de direção com regulagem de altura, computador de bordo com tela 4,2″ TFT, cruise control, vidros e travas elétricas, direção eletroassistida progressiva, quatro alto-falantes (dois tweeters), central multimídia de sete polegadas com Toyota Play (além de Android Auto e Apple CarPlay), sistema de partida sem botão e sistema Star&Stop.

Consumo

Ele não é necessariamente o aventureiro urbano mais potente, porém seus números de consumo são convidativos. De acordo com dados divulgados pelo Imnetro, ele faz 12,6 km/l (gasolina) e 8,8 km/l (etanol). Enquanto isso, no perímetro rodoviário, ele roda 13,8 km/l usando gasolina (10 km/l usando etanol).

 

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
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