Toyota Yaris x Honda City: qual leva a melhor no duelo dos hatchs
Recentemente tivemos a chegada do Honda City hatch e do novo Toyota Yaris hatch. E eles possuem bons atributos, Mas qual deles é o melhor?
Honda e Toyota são duas das grandes fabricantes de automóveis do Japão. E conforme você acompanhou aqui no Garagem360, ambas a marcas realizaram lançamentos importantes nos últimos meses. Dentre eles, tivemos a chegada do Honda City hatch e do novo Toyota Yaris hatch. E eles possuem pontos positivos interessantes. Qual deles é o melhor?
Toyota Yaris hatch x Honda City Hatch
As duas marcas sempre competiram pela preferência do público brasileiro. Ainda mais quando falamos de seus sedãs médios. No entanto, os carros que você estão vendo nas fotos chegam para concorrer em outra categoria bastante competitiva. Afinal, eles estão concorrendo contra alguns dos carros mais vendidos dos País.
E os dois veículos possuem bons atributos para conquistar as pessoas. Neste comparativo, estaremos falando das versões mais completas de Yaris e City. Ou seja, o Yaris XLS (R$ 111.870) e o City Touring (R$ 120.300). O primeiro foi lançado por aqui em 2018. Ele está em sua terceira geração. Neste ano, ganhou uma reestilização.
As principais novidades estão no lado externo. O Toyota Yaris ganhou, por exemplo, um para-choque com formato trapezoidal (com formato de colmeia). A grade também passou por mudanças. Sem falar dos novos faróis de LED. Esta versão ainda traz faróis de neblina em LED e rodas de 15 polegadas com acabamento Dual Tone.
Ele mede 4.145 mm de comprimento, 1.730 mm de largura e 1.490 mm de altura. Agora, o Honda City hatch é inédito no Brasil. Ele foi apresentado junto do irmão (New City sedã). O veículo se destaca por conta de seu visual sofisticado. Na dianteira, você encontrará a mesma barra cromada ao centro da grade presente no três volumes.
Sua versão top de linha traz faróis Full LED. Além de faróis de neblina de LED. Este carro ainda está equipado com rodas de liga leve aro 16. O City hatch mede 4.341 mm de comprimento, 1.498 mm de altura e 1.748 mm de largura.
Conjunto mecânico
Agora falaremos dos motores de cada veículo. Na linha 2023, o Toyota Yaris XLS está equipado com um motor 1.5 Dual VVT-i 16V DOHC Flex. Ele pode gerar uma potência máxima de 110 cv e um torque máximo de 14,9 kgfm. Ele está acoplado a uma transmissão CVT de sete velocidades.
Já o Honda City Touring traz sobre o capô o propulsor 1.5 DOHC i-VTEC 16V Flex. Este pode produzir uma potência máxima de 126 cv e um torque máximo de 15,8 kgfm . O veículo também está equipado com uma transmissão automática do tipo CVT. Neste quesito, mais uma vitória do modelo da Honda.
Este carro também se destaca no consumo. Veja abaixo os números dos dois veículos segundo o INMETRO.
- Honda City = 13,3 km/l (gasolina) e 9,1 km/l (etanol) na cidade; 14,8 km/l (gasolina) e 10,5 km/l (etanol) na estrada
- Toyota Yaris = 12,6 km/l (gasolina) e 8,8 km/l (etanol) na cidade; 13,8 km/l (gasolina) e 10 km/l (etanol)
Outros atributos e equipamentos de série
Estes dois modelos possuem um bom espaço interno. Neste caso, o Honda City tem um entre-eixos maior. Ele mede 2.600 mm (contra os 2.550 mm do seu concorrente). No entanto, o Toyota Yaris possui um porta-malas maior. O seu bagageiro tem espaço para 310 litros (contra os 268 litros do seu rival).
A lista de equipamentos destes carros também é bastante interessante. Pensando na segurança, o Toyota Yaris XLS está equipado com sete airbags, assistente de pré-colisão, câmera de ré, controle eletrônico de estabilidade, freios ABS com EBD, sistema de alerta de mudança de faixa, sistema de assistência ao arranque em subida e entre outros.
O veículo ainda vem com ar-condicionado automático, chave presencial, computador de bordo de 4,2″ (tela TFT), controle de velocidade de cruzeiro, direção eletroassistida progressiva, central multimídia Toyota Play de sete polegadas, teto solar elétrico, vidros elétricos dianteiros e traseiros e entre outros.
Da mesma forma, o pacote do Honda City Touring também é bastante interessante. Dentre os itens de segurança, podemos destacar os seis airbags, freios ABS com EBD, assistente de tração e estabilidade, assistente de partidas em aclive, câmera de ré, LaneWatch, o pacote Honda SENSING e entre outros.
Este carro ainda traz de fábrica ar-condicionado digital automático, volante e alavanca de câmbio revestidos em couro, bancos revestidos em couro, sensores de estacionamento (dianteiros e traseiros), painel de instrumentos digital de sete polegadas, central multimídia de oito polegadas e entre outros.
Fique com o Honda City Touring
Assim sendo, temos aqui dois modelos que podem ser boas alternativas aos veículos mais tradicionais. Mesmo sendo mais caro, o Honda City Touring leva vantagem por conta do motor mais potente, do maior espaço interno. Além disso, o consumo é melhor.
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.