Toyota Yaris x Honda City Hatch: qual leva a melhor?

De um lado temos o Toyota Yaris, que foi renovado. Do outro lado está Honda City hatch, que faz sua estreia por aqui. Qual é melhor?

A categoria dos hatches compactos é uma das mais competitivas do mercado. E duas montadoras japonesas resolveram lançar duas novidades que podem ser duas opções interessantes. De um lado temos o Toyota Yaris, que foi renovado. Do outro lado está Honda City hatch, que faz sua estreia em solo brasileiro. Quem leva a melhor?

Veja aqui qual é o melhor hatch japonês (Foto: Divulgação/Toyota) *

Qual é o melhor hatch japonês: Toyota Yaris x Honda City Hatch?

Quando falamos que esta categoria é uma das mais acirradas, falamos da quantidade de opções diferentes no mercado. Sem falar que algumas delas estão nas primeiras colocações do ranking de emplacamentos. Chevrolet Onix, Fiat Argo e Hyundai HB20 são os mais vendidos. Mas o mercado ainda pode oferecer algumas boas alternativas.

Honda City Hatch (Foto: Divulgação/Honda) *

E aqui temos duas delas: Toyota Yaris e Honda City. No caso, iremos comparar o Yaris hatch XS (R$ 102.090) e o Civic hatch EXL (R$ 113.800). Apesar da pequena diferença de preços, eles possuem algumas semelhanças. Além de serem dois hatches de marcas japonesas fabricados no interior de São Paulo, ambos possuem uma versão sedã.

Só que o Toyota já não é uma novidade no mercado brasileiro. A terceira geração do Yaris foi lançada em 2018. No começo deste ano, a marca apresentou sua primeira reestilização. Ele passou por diversas mudanças estéticas. Dentre as mudanças, podemos destacar a nova grade dianteira, a presença das luzes de condução em LED e entre outros.

Toyota Yaris (Foto: Divulgação/Toyota)

Honda City Hatch (Foto: Divulgação/Honda) *

Já as mudanças na traseiras foram mais sutis. Ele mede 4.145 mm de comprimento, 1.730 mm de largura e 1.490 mm de altura. Enquanto isso, o Honda City hatch é um modelo inédito no Brasil. Lançado no mercado asiático no ano de 2020, este carro que você vê nas fotos tem a missão de substituir o popular Fit, que saiu de linha.

Honda City Hatch (Foto: Divulgação/Honda) *

Toyota Yaris (Foto: Divulgação/Toyota) *

Ele traz detalhes que lembram seu irmão de três volumes. A grade dianteira, por exemplo, traz uma barra cromada no centro. Lembrando que o modelo EXL não traz faróis Full LED. Na traseira, as lanternas (LED) e ocupam  parte da tampa do porta-malas. O veículo mede 4.341 mm de comprimento, 1.498 mm de altura e 1.748 mm de largura.

Conjunto mecânico e consumo

Toyota Yaris (Foto: Divulgação/Toyota) *

Estes são dois carros que estão equipados com motores 1.5. O Yaris XS traz sobre o capô o motor 1.5L Dual VVT-i Flex. Ele pode produzir uma potência máxima de 110 cv e um torque máximo de 14,9 kgfm. Ele está acoplado a uma transmissão automática do tipo CVT (sete velocidades).

Já o Honda City EXL vem com um propulsor 1.5L DOHC i-VTEC Flex. Este pode render 126 cv de potência máxima e 15,8 kgfmde torque máximo. O carro também traz um câmbio automático CVT. Neste quesito, o modelo da Honda leva vantagem.

Honda City Hatch (Foto: Divulgação/Honda) *

O mesmo acontece quando falamos do consumo. Veja os números dos dois modelos abaixo.

Toyota Yaris XS 

  • Cidade = 12,6 km/l (gasolina) e 8,8 km/l (etanol)
  • Estrada = 13,8 km/l (gasolina) e 10 km/l (etanol)

Honda Civic EXL 

  • Cidade = 13,3 km/l (gasolina) e 9,1 kml (etanol)
  • Estrada = 14,8 km/l (gasolina) e 10,5 km/l (etanol)

Outros atributos

Toyota Yaris (Foto: Divulgação/Toyota) *

Ambos os hatches possuem um bom espaço interno. Só que o Honda City hatch leva a melhor quando falamos do entre eixos (2.600 mm contra 2.550 mm do Yaris). Agora, o Toyota Yaris leva a melhor quando falamos do porta-malas (310 litros contra 268 litros do Honda CIty).

O Toyota Yaris hatch XS (versão intermediária) traz um bom nível de equipamentos. Ele vem de fábrica com ar-condicionado, chave presencial, computador de bordo com tela 4,2 polegadas TFT, controle de velocidade de cruzeiro, direção progressiva, luzes de condução diurna em LED e central multimídia de sete polegadas

Sem falar de volante com controles de audio, sete airbags, assistente de pré-colisão, sistema de alerta de mudança de faixa, sistema de assistência em arranque, controle eletrônico de estabilidade, câmera de ré, freios ABS com EBD e entre outros.,

Honda City Hatch (Foto: Divulgação/Honda) *

O mesmo acontece com o Honda City EXL, que é a versão de entrada do modelo. O carro sai de fábrica com sensores de estacionamento, piloto automático, ar-condicionado digital automático, botão de partida do motor, Magic Seat, bancos de couro, central multimídia de oito polegadas e painel de instrumentos de sete polegadas.

Ainda podemos destacar os faróis de neblina, o assistente de tração e estabilidade; os seis airbags, a câmera de ré, freios ABS com EBD, assistente de partida em aclives e entre outros.

Conclusão – Fique com o Honda City hatch

Honda City Hatch (Foto: Divulgação/Honda) *

Assim sendo, estes hatches japoneses podem sim ser boas alternativas aos modelos mais tradicionais. A vitória deste comparativo vai para o Honda City EXL hatch por conta de seu conjunto mecânico. Sem falar que é mais econômico e tem um bom pacote de equipamentos. Mas o Toyota Yaris XS não fica muito atrás.

*As fotos são ilustrativas e não correspondem necessariamente às versões/configurações comparadas

Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

wpDiscuz
Sair da versão mobile