Toyota Yaris tem força pra encarar os hatches mais vendidos?
Toyota Yaris tem força pra encarar os hatches mais vendidos? Veja os diferenciais do modelo e porque não vende tanto quanto os concorrentes.
O Toyota Yaris, é um excelente hatch, mas não se destaca tanto em termos de vendas no mercado brasileiro. Está bem atrás dos líderes Volkswagen Polo e Fiat Argo. Mas porque? Nós, do Garagem360 tentamos desvendar se ele pode encarar os hatches mais vendidos.
Toyota Yaris tem força pra encarar os hatches mais vendidos?
Sim, o Toyota Yaris é mais equipado do que os modelos mais vendidos da categoria. Em comparação ao líder de mercado, o VW Polo, ambos em suas versões de entrada, o Yaris tem uma motorização, é mais potente e um pouco maior.
Começando pelas medidas. O Yaris mede 4,14 m de comprimento, 1,73 m de largura e 1,49 m de largura.
Já o Polo mede 4,07 m de comprimento, 1,75 m de largura e 1,47 m de altura.
Quanto ao motor, o Yaris também vence com seu motor de 1.5 Dual VVT-i 16 V que gera até 110 cv com etanol, associado ao câmbio CVT de 7 velocidades.
Além disso, a versão de entrada conta com:
- 7 airbags (o Polo só tem 4)
- Ar-condicionado
- Direção elétrica
- Vidros elétricos nas quatro portas
- Rodas 15”
- Central multimídia 7″
- 4 alto-falantes
- Conexão Android Auto e Apple CarPlay
Se contar as demais versões, você ainda tem sistema de destravamento das portas por sensores nas chaves, troca de marchas localizada no volante, câmera de ré e o Toyota Safety Sense com sistema de pré-colisão e alerta de evasão de faixa.
Sem contar que o acabamento interno do Yaris é superior ao do Polo, inclusive nas versões de entrada.
Leia também:
Toyota Yaris é renovado e agora faz mais de 25 km/l
Vale a pena pagar um pouco a mais no Yaris?
Sim, vale a pena. Embora o Yaris ofereça um pacote interessante de itens de série, desempenho e tecnologia superiores, o número de vendas mostram que ele ainda está bem atrás dos líderes da categoria.
O que impede o sucesso de vendas pode ser o preço. O Yaris hatchback é oferecido em três versões: XL, XS e XLS, com preço inicial de R$ 97.990. É R$ 10 mil a mais do que o líder de vendas, o VW Polo, vendido a partir de R$ 87.990.
E só essa diferença já é capaz de criar uma lacuna grande nas vendas entre os dois. Enquanto o Polo vendeu 27.183 unidades de janeiro a abril de 2024, o modelo da Toyota só emplacou 2.326 unidades no mesmo período. É menos de 10% do concorrente.
Além disso, as condições de venda do Yaris também não ajudam. O financiamento próprio da Toyota disponibiliza entrada de R$ 58.794,00, mais 24 parcelas de R$ 1.514 e uma parcela final de R$ 19.598,00.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.