Toyota Yaris Cross recebeu duas estrelas no teste de segurança do Latin NCAP
Toyota Yaris Cross recebe apenas duas estrelas no Latin NCAP (77% adulto/69% criança), repetindo nota baixa do Yaris hatch/sedã. Falhas na proteção infantil e ausência de tecnologias de assistência foram cruciais.
O Toyota Yaris Cross, recém-chegado SUV compacto fabricado em Sorocaba (SP), obteve um resultado preocupante no teste de segurança do Latin NCAP, recebendo apenas duas estrelas – uma das notas mais baixas da Toyota desde 2021. O instituto de avaliação de segurança veicular divulgou o resultado nesta quinta-feira (11), destacando falhas na proteção de crianças e adultos.
Toyota Yaris Cross recebeu duas estrelas no teste de segurança do Latin NCAP
O modelo testado é o que será vendido no mercado brasileiro e chega às concessionárias em fevereiro de 2026, com preços entre R$ 161.390 e R$ 189.990.
Apesar de ser um lançamento estratégico da Toyota no segmento mais disputado do Brasil, o Yaris Cross apresentou falhas significativas em diversas áreas:
| Categoria de Proteção | Pontuação |
| Proteção para Ocupantes Adultos | 77% |
| Proteção para Ocupantes Crianças | 69% |
| Proteção para Pedestres | 56% |
| Sistemas de Assistência à Segurança | 58% |
O Latin NCAP apontou que, embora o Yaris Cross tenha oferecido boa proteção para a cabeça e parte inferior das pernas em impactos frontais e laterais, a proteção do peito e das coxas do motorista, além do tórax em impactos laterais, foi considerada frágil.

Falhas na Proteção Infantil e Tecnológica
A baixa nota na proteção para crianças foi o fator preponderante para o resultado final ruim. O instituto criticou especificamente:
-
Ausência de Interruptor de Airbag: A falta de um mecanismo para desativar o airbag do passageiro ao instalar um assento infantil (SRI) voltado para trás.
-
Sinalização Inadequada: Falha na sinalização de aviso que estivesse em conformidade com os requisitos do Latin NCAP.
A proteção a pedestres e os sistemas de assistência à segurança também colaboraram para a baixa pontuação, sendo destacada a falta de assistência de velocidade e a ausência de sensor para detecção de ponto cego.

Yaris Hatch e Sedã Repetem a Nota Baixa
O resultado do Yaris Cross não é um caso isolado na linha compacta da Toyota. As versões hatch e sedã do Yaris já haviam sido testadas e também receberam apenas duas estrelas, com notas ainda piores na proteção de adultos (66%).
Representantes do Latin NCAP manifestaram profunda surpresa e preocupação com os resultados. Stephan Brodziak, presidente do conselho de administração, afirmou que os resultados “confirmam uma tendência preocupante” da Toyota em reduzir seus padrões internos, lançando modelos populares com baixo desempenho em segurança.
O Rival Híbrido Mais Barato do Segmento
O Yaris Cross chega ao mercado com uma motorização inédita no segmento: um sistema híbrido flex que combina um motor 1.5 a combustão com dois motores elétricos. O modelo promete consumo de 17,9 km/l na cidade (com etanol, segundo o Inmetro).
Suas quatro versões (incluindo duas híbridas) variam entre R$ 161.390 (XRE) e R$ 189.990 (XRX Hybrid), mirando concorrentes fortes como Volkswagen T-Cross, Hyundai Creta e Honda HR-V.
Duas estrelas para um carro que custa até R$ 189 mil! A tecnologia híbrida compensa a baixa segurança do Yaris Cross? Comente!
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.