Toyota Yaris 2023: vale mesmo investir no modelo? Fomos apurar

Confira todos os detalhes do Toyota Yaris 2023 na configuração hatch e conclua se vale o investimento no modelo.

A marca japonesa é uma das preferidas do brasileiro em termos de confiabilidade. E o carro mais barato da montadora é o Toyota Yaris 2023 na carroceria hatch. Vale investir do modelo?

Confira todos os detalhes do Toyota Yaris 2023 na configuração hatch e conclua se vale o investimento no modelo (Foto: Divulgação)

Veja o que você precisa saber do Toyota Yaris 2023

No início desse ano a Toyota apresentou a linha 2023 do Yaris, com novidades para a carroceira hatch. Tal configuração se tornou a porta de entrada do atual portfólio que a marca oferece no Brasil.

Atualmente o modelo é ofertado em três versões, a XL, XS e XLS. Os preços variam entre R$ 93.490 e R$ 115.490.

Versões e preços Toyota Yaris 2023

  • XL – R$ 93.490
  • XS – R$ 103.990
  • XLS – R$ 115.490

Com demais veículos disponíveis no segmento que ainda é um dos mais importantes do país, veja se vale o investimento do compacto japonês.

Design externo recebeu atualizações a partir da nova linha

O design externo recebeu atualizações para dar mais modernidade ao modelo, com um toque esportivo, sem perder a elegância de um carro para a família. As linhas são mais fluidas e seguem o racional de uma categoria superior, com os para-choques dianteiros redesenhados.

Já as rodas receberam o novo desenho dual tone nas versões de topo de linha.

Todas as versões do Yaris 2023 contam agora com DRL em LED. Os faróis de neblina são em LED nas configurações XLS.

No interior, o compacto tem um novo estilo no revestimento dos bancos das versões XL e XS e a cor dark silver nos acabamentos, o que garante uma sensação de sofisticação aos ocupantes.

Interior do Toyota Yaris 2023 (Foto: Divulgação)

A tecnologia embarcada no hatch

No sentido tecnológico, todas as versões contam com tela de 7” sensível ao toque, compatível com Android Auto e Apple Carplay. Para os passageiros do banco traseiro, a comodidade tem destaque em duas novas entradas USB, para carregamento de celulares e demais equipamentos eletrônicos.

Para as versões XS e XLS, a marca acrescenta com ar-condicionado automático e digital, com filtro antipólen. E, na versão topo de linha o teto solar elétrico, com acionamento one touch e função antiesmagamento, amplia o conforto graças ao maior nível de incidência de luz.

Nas versões XS e XLS, o computador de bordo tem visor multifunção em tela de 4,2′′ em TFT de alta resolução com 16 funções.

Motor 1.5 e câmbio CVT em todas as versões

Em todas as versões, o hatch é equipado com o motor 1.5L flex Dual VVT-i com câmbio CVT de sete velocidades, e as versões XS e XLS ainda possuem troca de marchas no volante.

Na última atualização, algumas alterações foram feitas na calibração do motor e o sistema de armazenagem de combustível recebeu melhorias para reduzir a emissão de poluentes evaporativos sem perder potência, que segue com 110 cv a 5.600 rpm e 14,9 kgfm de torque, quando abastecido com etanol, e 105 cv a 5.600 rpm e 14,3 kgfm de torque, quando abastecido com gasolina, sem alterações no consumo.

Ele também conta com dois modos de condução para todas as versões: Sport e Eco. No modo esportivo, o condutor muda a calibragem da transmissão, o que deixa as curvas de aceleração mais curtas e com respostas mais rápidas.

Todas as versões são equipadas com motor 1.5 (Foto: Divulgação)

E, para quem busca ainda mais economia, o modo Eco prioriza o baixo consumo de combustível e uma condução mais eficiente, portanto.

Segundo o Inmetro, com etanol, a configuração hatch do Yaris faz 8,8 km/l na cidade e 10 km/l na estrada.

Segurança reforçada

Em termos de segurança, o Yaris possui, desde seu lançamento no mercado nacional, um elevado nível de equipamentos de série em todas as versões, como controle de tração (TRC), estabilidade (VSC) e assistente de subida em rampa (HAC) e freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e assistente de frenagem (BAS).

O carro também conta com cinto de segurança de três pontos e apoios de cabeça para todos os ocupantes e ISOFIX com ancoragem Top Tether de cadeiras infantis (uma alça é presa também no porta-malas do carro, reforçando ainda mais a segurança).

A linha 2023 sai de fábrica com sete airbags (um de joelho, dois frontais, dois laterais e dois de cortina) e avisos sonoros de cinto de segurança para passageiros traseiros. Para as versões XS e XLS, foram incorporados ainda dois importantes sistemas de segurança ativa da Toyota:

– Sistema de Pré-Colisão, que emite um alerta sonoro e visual ao motorista, além de fornecer uma carga extra no sistema de frenagem, podendo auxiliar na redução da velocidade do veículo em caso de impacto;

– Alerta de Evasão de Faixa, que emite um alerta sonoro quando o motorista sai da faixa de rolagem sem ligar os indicadores de mudança de direção (setas).

Pós-Venda e Garantia Toyota

Assim como todos os demais veículos da marca Toyota no Brasil, o novo Yaris 2023 conta com garantia de cinco anos ou 150 mil km (o que ocorrer primeiro).

Pacote de segurança foi reforçado (Foto: Divulgação)

Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

wpDiscuz
Sair da versão mobile