Toyota vai adaptar carros elétricos para ficar mais competitiva e brigar com a BYD

A Toyota é a principal marca de carros eletrificados no Brasil, mas não entre os modelos elétricos a bateria (BEVs). Por enquanto...

Quando o assunto são carros eletrificados, a Toyota, sem dúvidas é a principal montadora em atuação no Brasil, porém, isso não é uma realidade entre os carros elétricos a bateria (BEVs), mas a fabricante japonesa já planeja mudar isso.

Montadora japonesa planeja implementar sistema ousado de aperfeiçoamento (Foto: Freepik)

Estratégia da Toyota para mercado 100% elétrico

Se tem uma coisa que a Toyota não costuma fazer é aceitar a derrota. 

Nesse sentido, a fabricante japonesa, a principal em veículos leves eletrificados no Brasil, não está satisfeita ‘’apenas’’ com isso e quer também o topo do mercado de carros 100% elétricos, os BEVs. 

Obviamente isso tende a demorar algum tempo já que atualmente a Toyota não concentra esforços nesse segmento, voltando-se principalmente para o mercado de veículos híbridos, onde lidera com folga. 

Contudo, o ‘’plantio’’ para uma colheita ousada já foi colocada em prática pela marca japonesa na busca por alcançar BYD e Volvo entre os mais veículos elétricos no país. 

Montadora japonesa planeja implementar sistema ousado de aperfeiçoamento (Foto: Freepik)

Adaptação

A principal estratégia da Toyota na busca por mais protagonismo entre os modelos eletrificados será a otimização da produção dos carros

A ideia é diminuir o tempo de produção dos veículos através da tecnologia de giga-prensa, assim como oferecer veículos mais acessíveis em um mercado em que a montadora ainda não entrou de cabeça. 

Como impacto da nova política de produção, a Toyota tem como objetivo alcançar a meta de 1,5 milhão de carros elétricos até 2026. Para o mesmo ano, a marca busca lançar 10 novos modelos elétricos.

Já para 2030, a ideia é contar com uma frota de modelos elétricos de 3,5 milhões. 

Produção independente de baterias

Outro foco da Toyota em busca do topo dos carros 100% elétricos é a produção de suas próprias baterias, assim como faz a Tesla, por exemplo. 

A marca japonesa espera produzir modelos com suas próprias baterias a partir de 2027. 

Corolla e Corolla Cross

Se entre os carros 100% elétricos a Toyota ainda está distante de ser uma potência, entre os híbridos a marca domina o mercado nacional. 

Até agosto de 2023, Corolla e Corolla Cross juntos foram responsáveis por mais de um quarto das vendas de todo o segmento. 

Enquanto o sedan registrou 4.881 emplacamentos no acumulado do ano, o SUV, líder da categoria, chegou a marca de 7.636.

Escrito por

Gervásio Henrique

Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.

wpDiscuz
Sair da versão mobile