Toyota vai adaptar carros elétricos para ficar mais competitiva e brigar com a BYD

A Toyota é a principal marca de carros eletrificados no Brasil, mas não entre os modelos elétricos a bateria (BEVs). Por enquanto...

Quando o assunto são carros eletrificados, a Toyota, sem dúvidas é a principal montadora em atuação no Brasil, porém, isso não é uma realidade entre os carros elétricos a bateria (BEVs), mas a fabricante japonesa já planeja mudar isso.

Toyota vai adaptar carros elétricos para ficar mais competitiva e brigar com a BYD

Montadora japonesa planeja implementar sistema ousado de aperfeiçoamento (Foto: Freepik)

Estratégia da Toyota para mercado 100% elétrico

Se tem uma coisa que a Toyota não costuma fazer é aceitar a derrota. 

Nesse sentido, a fabricante japonesa, a principal em veículos leves eletrificados no Brasil, não está satisfeita ‘’apenas’’ com isso e quer também o topo do mercado de carros 100% elétricos, os BEVs. 

Obviamente isso tende a demorar algum tempo já que atualmente a Toyota não concentra esforços nesse segmento, voltando-se principalmente para o mercado de veículos híbridos, onde lidera com folga. 

Contudo, o ‘’plantio’’ para uma colheita ousada já foi colocada em prática pela marca japonesa na busca por alcançar BYD e Volvo entre os mais veículos elétricos no país. 

Toyota vai adaptar carros elétricos para ficar mais competitiva e brigar com a BYD

Montadora japonesa planeja implementar sistema ousado de aperfeiçoamento (Foto: Freepik)

Adaptação

A principal estratégia da Toyota na busca por mais protagonismo entre os modelos eletrificados será a otimização da produção dos carros

A ideia é diminuir o tempo de produção dos veículos através da tecnologia de giga-prensa, assim como oferecer veículos mais acessíveis em um mercado em que a montadora ainda não entrou de cabeça. 

Como impacto da nova política de produção, a Toyota tem como objetivo alcançar a meta de 1,5 milhão de carros elétricos até 2026. Para o mesmo ano, a marca busca lançar 10 novos modelos elétricos.

Já para 2030, a ideia é contar com uma frota de modelos elétricos de 3,5 milhões. 

Produção independente de baterias

Outro foco da Toyota em busca do topo dos carros 100% elétricos é a produção de suas próprias baterias, assim como faz a Tesla, por exemplo. 

A marca japonesa espera produzir modelos com suas próprias baterias a partir de 2027. 

Corolla e Corolla Cross

Se entre os carros 100% elétricos a Toyota ainda está distante de ser uma potência, entre os híbridos a marca domina o mercado nacional. 

Até agosto de 2023, Corolla e Corolla Cross juntos foram responsáveis por mais de um quarto das vendas de todo o segmento. 

Enquanto o sedan registrou 4.881 emplacamentos no acumulado do ano, o SUV, líder da categoria, chegou a marca de 7.636.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Gervásio Henrique
Escrito por

Gervásio Henrique

Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.

ASSISTA AGORA