Toyota testa Corolla Cross com motor turbo movido a hidrogênio

A Toyota apresenta o Corolla Cross H2, com motor turbo movido a hidrogênio; entenda como o modelo pode rodar sem emitir poluentes

Nos últimos cinco anos, os veículos 100% elétricos assumiram protagonismo no mercado automotivo global. Maior montadora do mundo em volume de vendas, a japonesa Toyota parece estar bem atrás de outros importantes fabricantes de automóveis quando o assunto é a eletrificação da frota utilizando modelos movidos a bateria. E esta não é uma questão de defasagem tecnológica e sim estratégica.

A Toyota também acredita firmemente que é muito cedo para se concentrar em uma única solução de emissão zero e, portanto, está desenvolvendo simultaneamente células de combustível de hidrogênio e tecnologia de combustão de hidrogênio juntamente com a tecnologia de bateria elétrica.

Seguindo essa estratégia, a Toyota criou o carro-conceito Corolla Cross H2 de combustão de hidrogênio, que se encontra em fase de desenvolvimento e prestes a iniciar testes no Japão.

Conheça a tecnologia de combustão de hidrogênio usada no Corolla Cross

Toyota testa Corolla Cross movido a hidrogênio

Corolla Cross ganha motor a combustão movido a hidrogênio (Foto: Divulgação/Toyota)

“Em um mundo de necessidades de clientes e ambientes de mercado dramaticamente variados, a abordagem da Toyota para a neutralidade de carbono é desenvolver e oferecer várias tecnologias para apoiar os clientes em suas jornadas individuais para emissões zero”, posiciona-se a marca.

Este ano, por meio da equipe Rookie Racing, a Toyota participou de todas as corridas de resistência Super Taikyu no Japão com um GR Corolla H2 de combustão a hidrogênio. Durante esse tempo, o presidente da Toyota, Akio Toyoda, assumiu o volante em todas as corridas para avaliar e contribuir para o desenvolvimento.

Fora do Japão, em agosto deste ano, um veículo Toyota com motor a hidrogênio rodou pela primeira vez em vias públicas europeias quando o GR Yaris H2 foi testado em uma demonstração no WRC em Ypres, na Bélgica.

Esta atividade regular e intensa do automobilismo ajudou a acelerar a atividade de desenvolvimento e o progresso técnico. Ao longo de uma temporada do Super Taikyu, a Toyota conseguiu aumentar a potência de combustão de hidrogênio em 24% e o torque em 33%, alcançando o avanço do desempenho dinâmico a par de um motor a gasolina convencional. 

Além disso, a autonomia foi ampliada em cerca de 30% e o tempo de reabastecimento reduzido de aproximadamente cinco minutos para um minuto e meio. Além do uso de hidrogênio, a Toyota está trabalhando em conjunto com empresas interessadas nas áreas de produção e transporte de hidrogênio verde.

O protótipo de SUV a hidrogênio da Toyota

Toyota testa Corolla Cross movido a hidrogênio

Toyota Corolla Cross H2 (Foto: Divulgação/Toyota)

Este progresso tecnológico deu aos engenheiros da Toyota a confiança para criar um protótipo de carro para uso convencional, em cidade e estrada: o Corolla Cross H2 Concept.

Ao equipar o motor 1.6 turbo de 3 cilindros do GR Corolla com tecnologia de injeção direta de hidrogênio de alta pressão, e adicionando o know-how em tanque de hidrogênio do Toyota Mirai, a Toyota foi capaz de criar o protótipo Corolla Cross H2 a hidrogênio, que teve o espaço interno preservado e pode transportar até cinco pessoas e suas bagagens.

Como o motor turbo é movido a hidrogênio, não há emissão de poluentes. A avaliação no mundo real está sendo realizada juntamente com o desenvolvimento digital em andamento, com o veículo em breve iniciando os testes de inverno no norte do Japão.

“Os principais méritos da combustão de hidrogênio incluem a capacidade de alavancar tecnologias existentes de motores de combustão interna, tempos de reabastecimento rápidos e a clara redução no uso e necessidade de elementos de suprimento limitado, como lítio e níquel”, destaca a Toyota. 

Ao adaptar as tecnologias existentes e alavancar os investimentos já existentes, a combustão de hidrogênio pode levar a soluções de redução de carbono amplas e acessíveis mais rapidamente, segundo avalia a montadora japonesa.

Afora o sistema de propulsão a hidrogênio, o Corolla Cross H2 guarda as mesmas características do Toyota Corolla Cross movido a combustíveis fósseis, que é vendido no Brasil em versões 2.0 flex e 1.8 híbrido flex.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Paulo Silveira Lima
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

ASSISTA AGORA