Toyota terá novo híbrido flex fabricado no Brasil, diz governo de SP
Após reunião em Davos, na Suíça, Governo de São Paulo revela que a Toyota prepara um novo carro híbrido flex para o Brasil; saiba os detalhes
A Toyota terá um novo carro híbrido flex fabricado no Brasil. A informação foi revelada pelo Governo do Estado de São Paulo na divulgação de um encontro entre o governador do Estado, Tarcísio de Freitas, com o CEO do Instituto de Pesquisa Toyota (Toyota Research Institute), Gill Pratt, no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.
Novo Toyota híbrido flex nacional pode surgir em 2024
O encontro entre o governador de São Paulo e o CEO do Toyota Research Institute foi revelado por meio de um comunicado emitido pela Secretaria de Negócios Internacionais do Estado de São Paulo.
No encontro em Davos, Gill Pratt compartilhou os planos da Toyota para investimentos em novos modelos de carros, “com foco nos híbridos que a companhia pretende lançar no Brasil”, segundo a nota do Governo de São Paulo. Como nos atuais Corolla e Corolla Cross Hybrid, o novo carro híbrido nacional terá motor flex.
Nenhuma informação adicional sobre o novo modelo, como segmento ou data de lançamento, foi revelada. Uma das apostas para o futuro Toyota nacional recai sobre a nova geração do Yaris Ativ para mercados emergentes, revelada em 2022 na Tailândia e que traz motorização híbrida.
Também existe a possibilidade de a marca apostar em um inédito SUV compacto, para ficar posicionado abaixo do Corolla Cross e competir com Honda HR-V, Jeep Renegade e Chevrolet Tracker. O novo utilitário esportivo poderia ter como ponto de partida o Yaris Cross europeu, que surgiu em 2020 e é construído na plataforma GA-B, uma variante da arquitetura TNGA (GA-C) usada pelos nacionais Corolla e Corolla Cross.
Corolla 2024 estreia em breve
De qualquer forma, o novo carro híbrido flex nacional da Toyota não deve surgir antes de 2024 no Brasil. Para este ano, no primeiro semestre, a marca prepara a reestilização do sedã Corolla. Com investimento já anunciado de R$ 50 milhões para a atualização do modelo, a expectativa é que o três-volumes adote os retoques visuais da variante europeia e receba atualização na motorização híbrida.
“Eles nos apresentaram um modelo com uma proposta mais sustentável. Falamos também sobre a possibilidade de tornar a tecnologia [dos híbridos flex], que ainda é nova no país, mais acessível para toda a população”, afirmou o governador de São Paulo.
Fábricas da Toyota no Brasil
Atualmente, a Toyota concentra a produção de automóveis no Brasil em duas unidades, ambas no Estado de São Paulo. Em Sorocaba, a marca produz modelos das linhas Yaris (hatch e sedã), Corolla Cross e Etios (exclusivo para exportação). Já em Indaiatuba, é fabricado o sedã Corolla.
Além destas unidades, a Toyota fabrica motores em Porto Feliz (SP) e peças na planta de São Bernardo do Campo (SP). Esta última, conforme anunciado em 2022, deverá ser desativada neste ano.
Graduado em Jornalismo e pós-graduado em Comunicação Organizacional e Relações Públicas, possui 10 anos de experiência na cobertura jornalística do setor automotivo, com passagens por revistas e sites especializados em automóveis. Apaixonado por carros, é responsável por definir estratégias e garantir a ética e independência das notícias veiculadas no Garagem360.