Toyota terá nova picape híbrida para brigar com Toro e Montana no Brasil

A Toyota não quer ficar para trás no quesito eletrificação da frota brasileira.

Depois da Ford lançar a picape híbrida Maverick, a marca japonesa tem planos de produzir uma picape híbrida nacional. 

A nova picape, que ainda não tem nome oficial, será fabricada na fábrica da Toyota em Sorocaba, interior de São Paulo, a partir de 2027.

Picape híbrida da Toyota deve usar alguns elementos da picape conceito EPU - Foto: Divulgação
Picape híbrida da Toyota deve usar alguns elementos da picape conceito EPU – Foto: Divulgação

 

A Toyota tem picape híbrida no Brasil?

Por enquanto não, mas se tudo der certo a nova picape híbrida inédita da marca chega ao mercado nos próximos anos.

O modelo terá a mesma plataforma TNGA do Corolla Cross, compartilhando várias peças do SUV. 

A nova picape da Toyota será um veículo inovador, combinando a robustez e versatilidade de uma picape tradicional com a eficiência e economia de combustível de um sistema híbrido. As informações foram reveladas em primeira mão por nossos amigos do Autos Segredos

Muitos detalhes ainda não foram confirmados, mas já sabemos que apesar de dividir a mesma plataforma do Corolla Cross, alguns itens serão modificados justamente para se diferenciar do SUV. 

A princípio, a picape terá os mesmos para-lamas dianteiros, capô, portas dianteiras e as estampagens das laterais do “irmão”. No entanto, para se diferenciar, terá novos faróis e para-choques exclusivos. 

No interior, a novidade fica por conta do freio de estacionamento eletrônico com função Auto Hold ao invés do freio de estacionamento acionado pelo pé. Além disso, contará com bancos diferenciados e forrações de porta e painel exclusivos. 

Também deve trazer elementos da picape conceito EPU, apresentada em outubro pela montadora no Salão de Tóquio. 

Picape Conceito EPU - Foto: Divulgação
Picape Conceito EPU – Foto: Divulgação

 

Quanto a motorização ainda não há confirmação, no entanto o Autos Segredos afirma que possivelmente será o conjunto 2.0 Dynamic Force Flex do Corolla e Corolla Cross e não o 1.8. Algo aceitável, já que a ideia é oferecer mais potência. 

As versões mais caras devem estrear o conjunto 2.5 de motor a combustão e dois elétricos. Trata-se de uma tecnologia moderna, que oferece um desempenho potente e eficiente, reduzindo significativamente as emissões de CO2 e o consumo de combustíveis fósseis.

Veja essa matéria sobre a nova patente da Toyota para picapes.

Competindo com “gente grande”

A nova picape híbrida da Toyota irá competir diretamente com a Fiat Toro GM Montana e a Ford Maverick. A picape da Toyota deve buscar superar essas três em termos de eficiência energética, tecnologia embarcada e segurança, mas sem “roubar mercado” da Hilux.  

A produção da picape híbrida marca um novo capítulo para a Toyota no Brasil. A empresa demonstra seu compromisso com o mercado brasileiro, que após as mudanças na legislação abriu espaço para motorizações híbridas e elétricas.

 

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar