Toyota SW4 e Jeep Commander: vale pagar R$ 100 mil a mais?

Carros com sete lugares podem ser bastante úteis. Isso porque você tem uma fileira de bancos a mais para levar toda a família. Claro, você pode abaixar os dois bancos para ter mais espaço no porta-malas. Atualmente, Toyota SW4 e Jeep Commander são dois dos SUVs de sete lugares que o mercado oferece. Mas qual dos dois vale mais a pena?

E para comprarmos estes gigantes, usaremos como base suas versões mais completas. O Toyota SW4 SRX está custando a partir de R$ 380.290. Enquanto isso, o recém lançado Jeep Commander Overland Turbo Diesel tem preços a partir de R$ 279.990. Ou seja, uma diferença de um pouco mais de R$ 100 mil.

Toyota SW4
Toyota SW4 SRX (Foto: Divulgação/Toyota)

Toyota SW4 e Jeep Commander: vale pagar R$ 100 mil a mais?

Um veterano e uma novidade. Estamos falando de dois carros que possuem histórias distintas. A atual geração do modelo japonês, por exemplo, foi lançada no ano de 2016. Quatro anos depois, passou por uma reestilização e ela se mantem até hoje. Ele mede 4.795 mm de comprimento, 1.855 de largura e 1.835 mm de altura.

Toyota SW4 SRX (Foto: Divulgação/Toyota)

E se o objetivo da montadora japonesa era distanciar o veículo da picape Hilux, eles conseguiram. Fabricado na Argentina, o carro teve boa parte da carroceria redesenhada. Grade (cromada) e para-choques ganharam um novo desenho. O mesmo aconteceu o conjunto óptico. Sendo que esta versão é a única onde os faróis de neblina são em LED e luzes LED de posição foram para a parte inferior do para-choque dianteiro.

Já o Jeep Commander é um veículo inédito. Os meses que antecederam o seu lançamento foram de muita expectativa. Desenvolvido no Brasil, o modelo será feito na planta da marca em Goiana-PE. Ou seja, na mesma fabrica do Renegade e do Compass. Suas medidas são: 4.769 mm de comprimento, 1.859 mm de largura e 1.700 mm de altura.

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Toyota SW4
Jeep Commander Overland Turbo Diesel (Foto: Divulgação/Jeep)

Seu design traz o DNA da montadora norte-americana. Um dos detalhes que mostram isso é a grade dianteira com as sete fendas. Já o conjunto óptico é formado por faróis Full-LED e luzes de condução diurna. A sua versão top de linha Overland Turbo Diesel traz ainda teto pintado na cor preta e molduras inferiores na cor do veículo. Um outro ponto de destaque é o teto solar panorâmico.

Jeep Commander Overland Turbo Diesel (Foto: Divulgação/Jeep)

E os dois são bem queridos pelo público. De acordo com dados da Fenabrave, foram vendidas 9.709 unidades da SW4 até o fim do mês passado. Já o Commander teve mais de 7 mil unidades vendidas em 15 dias de pré-venda. No entanto, o carro começará a ser entregue apenas no fim deste mês.

Conjunto mecânico

Ambos os carros estão equipados com motores Turbodiesel. O Toyota SW4 traz sob o capô o propulsor D-4D 2.8 L 16V Turbo intercoler. Ele pode gerar uma potência máxima de 204 cv a 3.400 giros e torque máximo de 50,9 kgfm a 3.400 rpm. Sua transmissão é a automática de seis velocidades. O carro traz anda tração 4×4 com reduzida.

Já o Jeep Commander está equipado com o motor 2.0 Turbodiesel 16V. Sua potência máxima é de 170 cv a 3.750 rpm e torque de 380 Nm a 1.750 rpm. Ele está acoplado a uma transmissão de nove velocidades. Este jipe ainda traz tração 4×4 com função 4×4 Low.

Outros atributos

Jeep Commander Overland Turbo Diesel (Foto: Divulgação/Jeep)

Ambos os carros são muito bons para viajar com a família. Isso porque ambos se destacam pelo seu espaço interno. Entretanto, o veículo feito no Brasil leva vantagem sobre o carro produzido na Argentina. Isso porque ele possui 2.794 mm de distância entre-eixos (contra 2.745 mm de seu oponente).

Toyota SW4 SRX (Foto: Divulgação/Toyota)

Outro ponto que o norte-americano vence é o porta-malas. Ele pode ter 661 litros (5 pessoas) ou 233 litros (7 pessoas). Já o bagageiro do seu rival tem capacidade para 500 litros (5 pessoas) ou 180 litros (7 pessoas).

Equipamentos de série

Toyota SW4 SRX (Foto: Divulgação/Toyota)

De equipamentos de série eles também entendem. Ambos os carros possuem pacotes completos e com uma boa tecnologia embarcada. O Toyota SW4 vem de série com sete airbags, apoios de cabeça com regulagem de altura, assistente pré-colisão, assistente de descida, assistente de subida, bloqueio de diferencial traseiro, controle de estabilidade e tração; sensores de estacionamento (dianteiros e traseiros), freios ABS com EBD, ar condicionado digital, oito alto-falantes, bancos dianteiros ventilados, sistema multimídia de oito polegadas, cruise control adaptativo, modo de condução Sport, seletor para troca de tração, rebatimento elétrico, indicadores de direção e iluminação de boas-vindas, chave tipo canivete, coluna de direção com regulagem de altura (e profundidade), computador de bordo com tela de 4.2 polegadas, desembaçador traseiro, faróis com temporizador e volante multifuncional.

Jeep Commander Overland Turbo Diesel (Foto: Divulgação/Jeep)

Do mesmo modo, o Jeep Commander Overland Turbo Diesel também já vem bastante completo. Ele vem de fábrica com faróis Full LED, faróis de neblina, lanterna traseira em LED, direção elétrica, ar-condicionado automático dual-zone, sete airbags, painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas, central multimídia de 10,1 polegadas, sistema de estacionamento semiautônomo, monitoramento de ponto cegos, carregamento sem fio, adventure intelligence, teto solar panorâmico, som premium Harmam/Kardon, 4×4 Low, controle eletrônico de velocidade em decidas, controle de cruzeiro adaptativo, detector de ponto cego, detector de trafego cruzado, alerta de mudança de faixa,  Park Assist, detector de fadiga, Jeep Offroad Pages, acabamento interno em marrom exclusivo em suede e entre outros.

Conclusão – Fique com o Jeep Commander!

Toyota SW4
Jeep Commander Overland Turbo Diesel (Foto: Divulgação/Jeep)

Assim sendo, temos aqui dois grandes representantes da categoria dos SUVs de sete lugares. Tanto o Toyota SW4 SRX quanto o Jeep Commander Overland mostram o por quê de serem tão queridos. No entanto, não vale tanto pagar a diferença entre os dois. O novo jipe da marca dos Estados Unidos tem mais espaço para os passageiros e o maior porta-malas da categoria. Sem falar dos itens de assistência ao condutor.

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
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