Com motor de BMW, Toyota Supra ressurge após 17 anos
Após quase 20 anos de espera, o Toyota Supra está oficialmente de volta. A quinta geração do esportivo foi apresentada na última segunda-feira (14).
Após quase 20 anos de espera, o Toyota Supra está oficialmente de volta. A quinta geração do esportivo foi apresentada na última segunda-feira (14), no Salão de Detroit. Para viabilizar o modelo, a marca japonesa dividiu os custos do projeto com a BMW, que cedeu a plataforma do Z4 e seus motores para o esportivo nipônico.
Detalhes novo Toyota Supra
Até mesmo a fabricação do Supra será na Alemanha, ao lado do seu primo germânico. Além da divisão dos custos, a parceria entre as gigantes possibilitou que a tradição dos propulsores seis-em-linha fosse mantida no carro da Toyota.
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Com 3,0l, o motor mais potente tem 340 cv de potência e 51 kgfm de torque máximo. Ele será utilizado nas versões mais completas do esportivo. Nas mais básicas, a marca optou pelo 2,0l de quatro cilindros. Também de origem BMW, ele rende 258 cv e tem 40,8 kgfm de torque. A transmissão é sempre a mesma, sendo uma automática de oito marchas.
Dinâmica afiada
Outra marca que participou do desenvolvimento do novo Toyota Supra foi a Gazoo Racing, divisão de alto desempenho do grupo japonês. Ela se responsabilizou por realizar o acerto dinâmico do cupê. Para isso, testou o carro nas ruas e em autódromos.
Como resultado, o modelo tem um nível de rigidez à torção melhor que o BMW Z4, além de ter uma distribuição de peso ideal. Cada eixo tem 50% do peso distribuído de maneira uniforme. Essas características, ao menos no papel, contribuem para que o esportivo tenha um bom desempenho em curvas.
Sem previsão de vir ao Brasil, o novo Toyota Supra será vendido no Japão já em 2019. Os EUA e a Europa também vão receber o cupê.
Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.