Toyota RAV4 2021: os equipamentos do SUV híbrido primo do Corolla Cross

o Toyota RAV4 é um SUV que além de oferecer bastante segurança, traz um motor híbrido e bom espaço interno (Foto: Divulgação/Toyota do Brasil)

O Toyota RAV4 2021 foi o primeiro SUV híbrido na gama da Toyota aqui no Brasil. A nova geração, que foi lançado em 2020, está sendo oferecido apenas com o motor eletrificado. Posicionado entre o Corolla Cross e a SW4, ele possui um acabamento de primeira linha e espaço para cinco ocupantes.

Toyota RAV4 2021

Na época do lançamento, o utilitário esportivo era oferecido em duas opções de acabamento. Porém, a S Connect deixou de ser comercializada. Agora, restou apenas a top de linha SX Connect, que está custando a partir de R$ 274.490. Seus principais concorrentes são as versões mais caras do Jeep Compass e Chevrolet Equinox.

A oferta de carros híbridos cresceu bastante aqui no País, especialmente na Toyota. Além do utilitário esportivo de luxo, a marca ainda possui o Prius, o Corolla Hybrid e o Corolla Cross Hybrid . A quinta geração do RAV4 foi projetado a partir da plataforma TNGA-K e seu design segue o conceito Cross Octagon. Na dianteira, podemos ver que a grade tem um estilo próprio. Sem falar dos faróis de LED e luzes de condução diurna.

Foto: Divulgação/Toyota do Brasil

Já seu interior possui detalhes do acabamento interno cromado (painel central) e bancos revestidos em couro.

Com um bom espaço interno para os ocupantes e porta-malas com capacidade para 580 litros, o jipe mede 4.600 mm de comprimento, 1.855 mm de largura e 1.685 mm de altura. Em dias ensolarados, o teto solar (tipo Wide Moonroof) pode ser a solução.

Motorização

Junto com o sistema elétrico, que é formado por três motores, o propulsor 2.5 L DOHC 4 cilindros, 16V (VVT-iE) movido à gasolina pode gerar uma potência combinada de 222 cv de potência e x torque combinado. Assim como os outros modelos da linha Toyota, a transmissão utilizada por ele é a CVT HEV Transaxle.

Esse motor faz com que o gigante consiga um bom desempenho. De acordo com a montadora japonesa, ele acelera de 0 a 100 km/h em 8,1 segundos e pode atingir a velocidade máxima de 180 km/h.

Sem falar que Toyota RAV4 2021 também é bastante econômico. Segundo dudos do Inmetro, ele pode fazer 14,3 km/l na cidade e 12,8 km/l na estrada. Esses números só são possíveis graças ao sistema de injeção de combustível D-45S. Já os motores elétricos são alimentados por uma bateria de níquel-hidreto metálico.

Para ajudar na circulação em terrenos irregulares, o carro vem um sistema intelgiente de tração 4×4 AWD.

Equipamentos de série

O Toyota RAV4 2021 já sai de fábrica bastante completo e com um acabamento interno de luxo. Sem falar que ele é um carro tirou nota máxima no Latin NCAP. Isso signifca que ele traz bons sistemas de segurança. Destaque para os itens que compõem o Toyota Safety Sense.

Foto: Divulgação/Toyota do Brasil

Do mesmo modo, ele atinge um nível tecnológico muito bom. Logo que você adentra o veículo, é possível encontrar a central multimídia com tela touchscreem de sete polegadas. Uma outra tela (também de 7″) faz o papel do painel de instrumentos.

Foto: Divulgação/Toyota do Brasil

Além dos itens já citados, o carro oferece ar-condicionado digital automático, banco do motorista com ajuste de altura, bancos dianteiros com sistema de ventilação, câmera de ré, Cruise Control, botão Start&Stop, freio de estacionamento, paddle-shifts, volante multifuncional, sete airbags, alarme, assistente pré-colisão, faróis de neblina, farol auto automático, lanterna de neblina traseira, sistema de alerta de mudança de faixa, controle eletrônico de tração, controle de assistência de arranque em subida, sensores de estacionamento (dianteiros e traseiros), vidros e travas elétricas e entre outros..

 

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde abril de 2021. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar