Toyota quer usar tecnologia da BYD para alavancar vendas de carros híbridos
Saiba quais são os planos da Toyota para os próximos anos
A Toyota prepara uma nova estratégia para o mercado automotivo na China. Logo abaixo, o Garagem360 explica todos os detalhes. Acompanhe!
Quais são os planos da Toyota?
A ideia da montadora japonesa, segundo a imprensa local, é fabricar entre dois a três novos modelos híbridos plug-in (PHEV). A expectativa é que isso seja feito nos próximos dois a três anos.
Entretanto, a grande novidade da marca é que esses lançamentos serão baseados na plataforma DM-i da BYD, que é líder absoluta na categoria de híbridos recarregáveis, no país asiático.
Quais são os impactos dessa estratégia da Toyota?
Parece que a fabricante japonesa não pretende mais usar a plataforma THS (Toyota Hybrid System), que é responsável por equipar seus veículos HEV (híbrido elétrico).
E, segundo a revista independente Caijing, as fontes ouvidas pela reportagem afirmam que:
“mesmo que a tecnologia DM-i da BYD seja adotada, a Toyota certamente realizará ajustes e calibragens, e a experiência de direção do modelo final ainda será diferenciada”.
Como é a plataforma DM-i da BYD?
-
Foi implementada em 2008;
-
Atualmente, está em sua quinta geração;
-
De acordo com o ciclo de testes chinês (CLTC), pode atingir uma autonomia de aproximadamente 2.000 km
-
O consumo médio, por sua vez, é de 2,9 litros por 100 km.
Além disso, a montadora chinesa traz duas variações principais da plataforma. São elas:
-
DM-i: concentra seus esforços no baixo consumo e eficiência;
-
DM-p: é acionada em carros com tração integral (AWD) ou off-road.
Leia também:
-
BYD Dolphin Mini já supera Corolla, Tiggo 7 e Virtus na lista dos mais vendidos
-
Brasil na disputa: conheça o carro elétrico BR que recebeu aval para ser testado nas ruas
-
Novos Mercedes-Benz EQA e EQB 100% elétricos estão mais esportivos e eficientes
Por que a Toyota escolheu a plataforma DM-i da BYD?
De acordo com as fontes ouvidas pelo Caijing, o baixo custo e maturidade são os principais fatores que influenciaram nessa decisão:
“Diante da guerra de preços dos carros elétricos na China, o custo é uma condição importante que a Toyota precisa considerar”, destaca.
Vale lembrar que essa não será a primeira vez que Toyota e BYD vão trabalhar juntas, caso confirmem a parceria.
Em 2021, por exemplo, elas desenvolveram, com participação igualitária, a joint venture BYD Toyota Electric Vehicle Technology.
Já em 2024, a montadora japonesa apresentou ao mercado seu segundo veículo elétrico puro, o sedã bZ3.
Esse carro foi co-desenvolvido com a fabricante chinesa, que contribuiu com diversas tecnologias embarcadas, como baterias Blade LFP, motor elétrico.
Quando as informações serão divulgadas oficialmente?
A indústria automotiva especula que a estratégia da Toyota deve ser confirmada no final de maio, quando acontece a conferência de tecnologia de eletrificação da Toyota, no Japão.
O Garagem360 continua acompanhando as últimas notícias automotivas. Por isso, continue conosco para não perder nenhum detalhe sobre carros elétricos e híbridos, além de outros lançamentos do mercado.
Leia também: Já testamos o carro híbrido mais vendido do Brasil com mais de 1.000 km de alcance