Toyota Prius sai de linha no Brasil; saiba o por quê

Um dos veículos híbridos mais conhecidos em todo o mundo está dando adeus ao mercado brasileiro. Estamos falando do Toyota Prius.

Um dos veículos híbridos mais conhecidos em todo o mundo está dando adeus ao mercado brasileiro. Estamos falando do Toyota Prius. As informações sobre o sedã não aparecem mais no site da filial brasileira da montadora. Dentre aqueles que são vendidos por aqui, ele era um dos mais baratos.

A marca do Japão ainda não se declarou sobre o assunto. No entanto, uma das possíveis causas de sua saída pode ter sido o baixo número de vendas.

De acordo com o estudo feito pela “Bright Consulting” e divulgado pelo “Blog Sobre Rodas” no começo deste ano, foram vendidas 54 unidades durante o ano de 2020. Já neste ano foram apenas três exemplares comercializados (segundo a Fenabrave).

Toyota Prius (Foto: DIvulgação/Toyota)

Toyota Prius sai de linha no Brasil

Outro motivo que pode ter sido decisivo para sua saída é o preço. Antes de sair de linha de vez, o valor cobrado o colocava acima do Corolla Hybrid Altis Premium e do Corolla Cross Hybrid XRX. O Toyota Prius 2021 estava sendo vendido em apenas uma configuração de acabamento e custava a partir de R$ 190.590. 

Agora, apenas o sedã e o SUV custam menos de R$ 200 mil aqui no Brasil. Vale lembrar que a marca nipônica tem outro veículo híbrido em seu portfólio. O SUV grande RAV4 SX Connect Hybrid está custando a partir de R$ 276.990.

Toyota Prius (Foto: DIvulgação/Toyota)

O Toyota Prius estava em sua quarta geração. O lançamento oficial dela aconteceu em 2016 e trouxe mais modernidade ao três volumes. Vale lembrar que antes disso, ele já dava as caras em terras brasileiras com sua terceira geração.

Anos depois, passou por sua única reestilização. Na ocasião, teve seus faróis e as lanternas alteradas, por exemplo. Alguns novos itens também foram adicionados. Ele é mais um veículos que usam a plataforma Toyota New Global Architecture (TNGA).

Toyota Prius (Foto: DIvulgação/Toyota)

Seu sistema híbrido era bastante útil e econômico. Um dos motores era o 1.8L VVT-i (ciclo Atkinson), que produzia uma potência de 98 cv a 5.200 rpm e torque de 14,2 kgfm a 3.600 rpm. Junto com o motor elétrico, criava uma potência combinada de 122 cv. 

Leia mais: Destaque na semana: Toyota Corolla alcança marca histórica de vendas

Toyota Prius (Foto: DIvulgação/Toyota)

Ele fazia com que o carro se tornasse bastante econômico. Segundo dados do Inmetro, o Toyota Prius podia fazer:

  • Cidade: 18,9 km/l
  • Estrada: 17 km/l

Detalhes e equipamentos

Toyota Prius (Foto: DIvulgação/Toyota)

Por mais conservador que seu visual mostrava, ele ainda era uma boa opção. Ele media 4.540 mm de comprimento, 1.760 mm de comprimento e 1.490 mm de altura. Ele oferecia alguns atributos, como o bom espaço interno. Seu entre-eixos era de 2.700 mm. O que já é maior que muitos sedãs por aí. Já o porta-malas era de 442 litros.

E era um carro bastante completo. Seu conjunto ótico trazia faróis de LED e luzes diurnas em LED. Outro destaque bastante importante era a tecnologia embarcada. Ele oferecia, por exemplo, a central multimídia Toyota Play. Para quem não abre mão do celular, era possível encontrar o carregador de smartphones por indução.

Além disso, ainda era oferecido:

  • Freios ABS com EBD
  • Sensor de estacionamento
  • Câmera de ré
  • Aquecimento dos bancos dianteiros
  • Retrovisor eletrocrômico
  • Controle de tração
  • Controle de estabilidade
  • Assistente de partida em rampa
  • Direção elétrica, entre outros

 

Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

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