Toyota lança pedra fundamental de sua segunda fábrica em Sorocaba
Com um olhar voltado para o crescimento e a sustentabilidade, a Toyota intensifica suas iniciativas para fortalecer a indústria nacional e gerar novos empregos.
Com um olhar voltado para o crescimento e a sustentabilidade, a Toyota intensifica suas iniciativas para fortalecer a indústria nacional e gerar novos empregos.
Expansão industrial em Sorocaba: nova fábrica e investimentos
A Toyota do Brasil lançou a pedra fundamental de sua segunda fábrica em Sorocaba (SP), em uma cerimônia que contou com a presença de autoridades, colaboradores e parceiros de negócios.
Essa nova iniciativa faz parte do maior plano de investimento da Toyota no Brasil: R$ 11 bilhões até 2030.
Esse montante permitirá à empresa expandir sua capacidade produtiva de veículos e motores, bem como introduzir dois novos modelos híbridos flex que combinam eletrificação e uso de biocombustíveis, garantindo expressiva eficiência energética e alta tecnologia.
As obras de ampliação do complexo industrial em Sorocaba serão realizadas em um terreno de 400 mil m², equivalente a 40 campos de futebol, constituindo uma das maiores terraplanagens em andamento no Estado de São Paulo.
A nova unidade terá uma área total de 160 mil m², com previsão de início das operações para 2026.
Aumento da capacidade produtiva
Assim como a fábrica existente, a nova unidade contará com todo o processo produtivo de veículos – estamparia, funilaria, pintura e montagem.
Essa expansão permitirá à Toyota aumentar significativamente sua capacidade produtiva local, dando suporte à ampliação das vendas e à exportação para 23 países.
O impacto dessa iniciativa será substancial em termos de geração de emprego. Como resultado do plano de investimentos, o complexo industrial de Sorocaba deverá criar 2.000 novos postos de trabalho até 2030.
Apenas a expansão da fábrica gerará 500 novos empregos a partir de 2026. Somando-se os empregos indiretos, essa expansão pode representar cerca de 10 mil vagas ao longo da cadeia produtiva.
“A Toyota investiu intensivamente no Brasil nos últimos anos e tem planos ambiciosos para acelerar ainda mais nossas operações no país. A ampliação da fábrica de Sorocaba nos permitirá ampliar nossa produção local, exportar para toda a região e assim gerar e distribuir mais valor para toda a sociedade, em forma de empregos e desenvolvimento econômico”, comenta Rafael Chang, CEO da Toyota para América Latina e Caribe.
Introdução de novos modelos eletrificados
A expansão do parque fabril permitirá à Toyota introduzir novos modelos equipados com a inovadora e pioneira tecnologia híbrida flex, visando consolidar o protagonismo da marca no país em eletrificação e exportações para diversos países.
O novo parque fabril será responsável pela fabricação de um novo veículo compacto híbrido flex, com produção confirmada a partir de 2025, além da fabricação de um modelo inédito equipado com a mesma tecnologia e desenvolvido especialmente para o Brasil.
Ambos os modelos vão ajudar a democratizar a tecnologia híbrida flex, reconhecida por ser prática, acessível e sustentável.
“A fabricação dos novos modelos híbridos flex, que combinam eletrificação com biocombustíveis, mostra o compromisso da Toyota em liderar a transição para uma mobilidade mais sustentável, oferecendo soluções que impactem positivamente o meio ambiente e a sociedade como um todo”, afirma Evandro Maggio, Presidente da Toyota do Brasil.
Localização de peças e componentes
O aumento da capacidade de produção e a introdução dos novos modelos eletrificados ainda produzirá resultados positivos para o parque de fornecedores, pois permitirá a localização adicional de peças, componentes e sistemas de alta tecnologia.
Como resultado, haverá atração de investimentos para o desenvolvimento de novas tecnologias e fornecedores, gerando ainda mais emprego e renda para o país.
“A expansão da fábrica de Sorocaba vai promover o desenvolvimento da cadeia de fornecedores de componentes para veículos eletrificados, apoiando assim o processo de descarbonização da mobilidade no país e em toda a região da América Latina”, completa Evandro Maggio.
Redator da Agência Grid Mídia - Garagem360 desde 2022. Experiência na área de Assessoria de Imprensa e sites esportivos.